A madrugada desta quinta-feira (27) foi marcada por um episódio de insegurança na região da Gameleira, em Rio Branco. Por volta de 0h20, uma proprietária de uma churrascaria teve fios elétricos furtados e o relógio de energia arrancado por um criminoso que fugiu antes da chegada de qualquer apoio. O caso se soma a outras ocorrências recentes que, segundo comerciantes, têm se tornado rotina.

Outros empresários da área também enfrentam situações semelhantes. | Foto: Cedida
A dona do estabelecimento relatou que foi uma vizinha quem percebeu a movimentação suspeita e ligou para alertá-la. “Ela acordou com o barulho, mas quando viu, o cara já estava indo embora. Ele arrancou todo o relógio, toda a fiação”, lamentou. A empresária conta que, ainda durante a madrugada, iniciou tentativas para resolver o problema a tempo de evitar prejuízos no funcionamento do dia, o que não foi possível.
A empresa de energia orientou que ela registrasse boletim de ocorrência. Após o B.O., um eletricista foi acionado para remontar a caixa de energia. A concessionária deve restabelecer o fornecimento, mas o comércio permaneceu fechado nesta quinta-feira.
“Infelizmente, um dia de prejuízo. A gente paga impostos para ter segurança e saneamento, mas ali na Gameleira não temos nada disso. A Gameleira está abandonada”, desabafou.
Outros empresários da área também enfrentam situações semelhantes. A vítima afirma que, há apenas três dias, outra churrascaria vizinha também foi invadida e teve itens furtados. “Todo mundo está sendo roubado, prejudicado. Os vândalos estão tomando conta de tudo”, disse.
Além das perdas financeiras, os comerciantes destacam que não conseguem investir na parte externa de seus pontos comerciais, como iluminação e melhorias estruturais, por medo de novas depredações. “A gente não pode colocar nada. Eles acabam com tudo, destroem os prédios da Gameleira”, afirmou a proprietária.
