Defesas de Bolsonaro e de outros réus contestam execução das penas 

Por AgĂȘncia Brasil 25/11/2025


Logo AgĂȘncia Brasil

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais rĂ©us da trama golpista se manifestaram sobre a decisĂŁo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a execução das penas dos rĂ©us do nĂșcleo 1 da trama golpista. ebcebc

Ao determinar a prisão imediata dos sete réus, o ministro também indicou o local do início do cumprimento das condenaçÔes.

Confira as manifestaçÔes dos advogados: 

NotĂ­cias relacionadas:

Jair Bolsonaro

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse que estĂĄ surpresa com a execução imediata da condenação e declarou que ainda tem direito a apresentar mais um recurso contra a condenação a 27 anos e trĂȘs meses na trama golpista. Segundo o advogado Paulo Cunha Bueno, o regimento interno do STF prevĂȘ a possibilidade de apresentação de embargos infringentes.

“Cabe lembrar que por ocasiĂŁo do julgamento do ex-Presidente Fernando Collor (AP 1025) e tambĂ©m do caso Debora Rodrigues dos Santos (AP 2508), sĂł se certificou o trĂąnsito em julgado, apĂłs o ajuizamento dos embargos infringentes, sendo surpreendente para a defesa a certidĂŁo de trĂąnsito em julgado, com a inadmissibilidade de um recurso ainda nĂŁo proposto”, declarou o advogado.

Braga Netto

O advogado JosĂ© Luis Oliveira disse que a defesa recebeu com indignação a decisĂŁo que executou as penas. Oliveira reiterou que a condenação do general Ă© “absolutamente injusta e contrĂĄria Ă  prova dos autos”.

“Infelizmente, vemos que o processo estĂĄ terminando como começou: com a violação sistemĂĄtica ao direito de defesa. Seguiremos tomando todas as medidas cabĂ­veis para defender os direitos do general Braga Netto, inclusive perante as cortes internacionais”, afirmou a defesa.

Augusto Heleno

O advogado Mateus Milanez disse que a defesa se manifesta com profunda indignação e afirmou que o processo se desviou de sua finalidade por influĂȘncia polĂ­tica.

“Reafirmamos nossa absoluta inocĂȘncia do general Augusto Heleno. Diante da ilegalidade e de perseguição, nossa luta pela anulação deste processo viciado e pelo reconhecimento formal de sua inocĂȘncia serĂĄ incansĂĄvel e intransigente”, afirmou Milanez.

Anderson Torres

A defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres disse que recebeu com “serenidade” a decisĂŁo que executou a pena. O advogado Eumar Novacki reiterou que Torres nĂŁo teve participação na trama golpista.

“Lamenta que as inĂșmeras provas que demostram nĂŁo estar envolvido, direta ou indiretamente, com qualquer tentativa de golpe de estado, tenham sequer sido consideradas na decisĂŁo que o condenou a uma pena durĂ­ssima de 24 anos de prisĂŁo”, afirmou a defesa.

A reportagem busca contato com as defesas do ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira e do almirante Almir Garnier. 

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.