Durante a festa de Natal promovida pela decoradora Andrea Guimarães, em São Paulo, na noite da última terça-feira (25/11), Val Marchiori se emocionou ao relembrar sua trajetória desde o diagnóstico de câncer e aproveitou a conversa com a repórter Fernanda Siccherolli, do portal LeoDias, para reforçar um alerta que tem guiado sua fala pública: a urgência da prevenção.
Mesmo ainda em tratamento, ela tem usado sua visibilidade para conscientizar outras mulheres. Segundo Val, só agora percebe o quanto a falta de informação contribui para atrasar diagnósticos: “Esses dias eu estava falando com uma amiga minha. As mulheres têm esse receio de falar sobre o câncer, de falar o que estão passando. A informação ajuda muito, e não há muita informação sobre isso. A prevenção salva. E eu tenho batido muito o pé, porque me culpo muito por não ter feito meus exames antes, sabe? É tão dolorido passar por esse processo. Se a gente puder ajudar outras pessoas a atravessá-lo de uma forma mais leve”, afirmou, visivelmente emocionada.
Veja as fotos
A influenciadora explicou que sua jornada ainda não terminou: a terceira sessão de quimioterapia acontece nesta quarta-feira (26/11), e restam outras três pela frente. O processo, segundo ela, vai muito além da queda de cabelo.
“Não é fácil fazer quimioterapia. Não é só o cabelo que cai, é você. Existe uma pessoa antes e depois das quimios, porque mexe com seu corpo todo e mexe com seu DNA. A gente muda, muitas coisas que eu nunca senti agora eu começo a ter, as dores… Enfim, um monte de coisas. Muda muito. Falo que nunca mais acho que vou voltar a ser a mesma”.
Apesar do sofrimento, Val tem encontrado apoio em mensagens de carinho enviadas diariamente por seguidores, amigos e pela imprensa. Para ela, esse acolhimento tem sido fundamental para atravessar a fase mais difícil do tratamento.
Val Marchiori foi diagnosticada com câncer de mama em agosto deste ano. Ela já passou por uma cirurgia para remover o tumor e está fazendo quimioterapia, como compartilha em suas redes sociais. A empresária tem usado essas plataformas para conscientizar sobre a doença, inclusive alertando sobre a importância da mamografia.

