O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 acontece neste domingo (9) em todo o Brasil. No Acre, onde o fuso horário é duas horas a menos que Brasília, os portões dos locais de prova abrem às 10h e fecham pontualmente às 11h. As provas começam às 11h30 e terminam às 17h, seguindo o horário local.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 28.962 pessoas tiveram suas inscrições confirmadas no estado. Neste primeiro dia, os candidatos respondem às questões de linguagens, ciências humanas e redação.
Para evitar imprevistos, é fundamental que os estudantes se atentem ao que podem e não podem levar. O documento oficial de identificação com foto é obrigatório — pode ser a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), CNH, e-Título ou o RG tradicional, tanto físico quanto digital, desde que apresentado no aplicativo oficial. Imagens de tela (prints) não são aceitas.
No Acre, portões abrem às 10h e fecham às 11h neste domingo (9) para o primeiro dia do Enem 2025; provas vão até as 17h no horário local/Foto: Reprodução
A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente. Candidatos com autismo podem utilizar canetas coloridas transparentes apenas para marcações no caderno de questões — o cartão-resposta deve ser preenchido exclusivamente com tinta preta.
Também é permitido levar lanches e água, desde que os itens passem por vistoria, e medicamentos de uso pessoal. Objetos religiosos, como véu, burca ou quipá, são autorizados, mas podem ser inspecionados pelo coordenador local.
Antes de entrar na sala, o participante deve guardar celulares, eletrônicos, bonés, óculos escuros, anotações, lápis, borrachas e réguas no envelope porta-objetos, que deve permanecer lacrado e debaixo da cadeira até o final da prova.
Entre os itens proibidos estão canetas azuis, relógios inteligentes, fones de ouvido, calculadoras, cigarros eletrônicos, bebidas alcoólicas, drogas e armas (exceto em casos autorizados por lei, com documento específico).
Durante a aplicação, é proibido se comunicar com outros candidatos, usar o banheiro após o término da prova ou divulgar imagens do exame. Qualquer infração pode resultar em eliminação imediata.
O candidato só poderá sair da sala após duas horas do início da prova e, se quiser levar o caderno de questões, deve esperar os últimos 30 minutos, a partir das 16h30 no horário local.
Para garantir uma boa experiência, o Inep recomenda que os participantes revisem suas orientações, confiram o local de prova com antecedência e evitem atrasos — já que nem um minuto de tolerância é permitido após o fechamento dos portões.
O Enem 2025 segue também no próximo domingo (16), com as provas de matemática e ciências da natureza.
