O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. No Acre, 28.962 pessoas tiveram suas inscrições confirmadas, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Com a proximidade da aplicação das provas, este sábado (8) é o momento ideal para que os candidatos se organizem e deixar separado tudo que é necessário para fazer a prova da melhor maneira.
O ContilNet preparou uma pra você uma lista do que é e do que não é permitido levar na hora de realizar a prova/Foto: Divulgação
O ContilNet preparou uma pra você uma lista do que é e do que não é permitido levar na hora de realizar a prova. Alguns itens podem ser levados e guardados no envelope porta-objetos, já outros não podem ser utilizados de forma alguma. Acompanhe o guia!
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS
Para entrar na sala de aplicação, o candidato precisa apresentar um documento oficial de identificação com foto, pode ser físico ou digital. São aceitos a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o e-Título ou o antigo Registro Geral (RG).
São aceitos a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o e-Título ou o antigo Registro Geral (RG)/Reprodução
É importante lembrar que fotos ou capturas de tela dos documentos não são aceitas.
O QUE LEVAR
A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Candidatos com transtorno do espectro autista podem usar canetas coloridas de material transparente apenas para marcações no caderno de questões, mas o cartão-resposta deve ser preenchido exclusivamente com caneta preta.
A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente/Foto: Reprodução
Lanches e medicamentos são permitidos, desde que passem por vistoria.
Também é permitido o uso de itens religiosos, como véu, quipá ou burca, mas estes podem ser inspecionados pelo coordenador local.
Antes de entrar na sala, o candidato deve guardar no envelope porta-objetos todos os itens proibidos: Livros, anotações e manuais impressos; Óculos escuros, bonés, chapéus e protetores auriculares; Materiais de papelaria, como lápis, borracha, régua e caneta não transparente.
O envelope precisa permanecer lacrado e debaixo da cadeira até o final da prova.
O QUE É PROIBIDO
Canetas azuis, lápis, borrachas e réguas são proibidos.
É terminantemente proibido portar ou utilizar equipamentos eletrônicos, como celulares, relógios digitais, fones de ouvido, tablets, calculadoras e quaisquer dispositivos de gravação ou transmissão. Todos devem ser desligados e guardados no envelope antes da entrada na sala.
Canetas azuis, lápis, borrachas e réguas são proibidos/Foto: Reprodução
Também não são permitidos bebidas alcoólicas, cigarros, inclusive eletrônicos, ou qualquer tipo de droga ilícita. O porte de armas é proibido, salvo em casos previstos em lei, mediante apresentação da autorização específica.
HORÁRIOS E REGRAS DE PERMANÊNCIA
As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. O candidato só poderá sair da sala definitivamente após duas horas do início da prova e, caso queira levar o caderno de questões, apenas nos últimos 30 minutos (a partir das 18h30).
No Acre, maioria dos inscritos no Enem tem mais de 20 anos, diz levantamento do Inep
Quem sair antes desse horário deverá devolver o material ao aplicador. Além disso, o uso do banheiro após o término do exame não é permitido.
Durante toda a aplicação, é proibido se comunicar com outros candidatos ou com pessoas fora da sala. Quem descumprir as regras será eliminado.
Com todas essas orientações, o Inep reforça que estar preparado vai além do conteúdo estudado. Manter a calma, respeitar as normas e revisar o que é permitido levar pode ser o diferencial para garantir uma boa experiência no dia do exame.
