Ícone do site ContilNet Notícias

Filhote de gato com apenas um olho nasce em Rondônia e sobrevive aos primeiros dias; VÍDEO

Por Extra de Rondônia

Um nascimento incomum despertou curiosidade em Vilhena nesta semana: uma gata deu à luz um filhote que nasceu com apenas um olho, uma condição extremamente rara na natureza.

A internauta Solania Paula dos Santos relatou o caso ao Extra de Rondônia e informou que o animal pertence ao vilhenense Gilberto Almeida, capataz de uma fazenda da região.

De acordo com especialistas, a anomalia observada é chamada ciclopia, um distúrbio congênito causado por uma falha no desenvolvimento embrionário. Nesses casos, o rosto e o cérebro não se separam completamente, resultando na formação de um único olho central. A condição é registrada em menos de um a cada 100 mil nascimentos.

Gatinho nasceu com um único olho e segue vivo, surpreendendo o tutor e intrigando veterinários da região/Foto: Reprodução

O veterinário José Luiz Timmermann, profissional com quatro décadas de experiência, conta já ter presenciado um caso semelhante há mais de 20 anos, embora sem registros oficiais.

Após analisar o vídeo do filhote, Timmermann explicou que a malformação geralmente compromete o sistema nervoso, o que reduz drasticamente as chances de sobrevivência. Mesmo assim, ressaltou que cada situação é única e que diferentes fatores podem provocar a anomalia — entre eles, cruzamentos consanguíneos.

Apesar do diagnóstico reservado, o pequeno felino segue vivo, surpreendendo o tutor e moradores locais, que acompanham com curiosidade e esperança a evolução do raro animal.

Veja o vídeo:

Sair da versão mobile