A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Acre (FICCO/AC) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, a Operação Última Queda, ação voltada a desarticular um grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas no estado.
De acordo com a FICCO, as investigações começaram após a chegada de informações que apontavam a existência de uma rota usada para transportar entorpecentes da região de fronteira, especialmente Xapuri e Brasiléia, até Rio Branco. A apuração levou à identificação de um esquema estruturado, com logística definida para o transporte e mecanismos adotados para dificultar o rastreamento financeiro das atividades ilegais.
As medidas cautelares autorizadas pelo Judiciário revelaram que o líder da associação criminosa tinha participação direta em diferentes etapas da operação do tráfico, incluindo pagamentos, coordenação do transporte e até o financiamento da defesa jurídica de integrantes do grupo.
A Operação Última Queda cumpriu um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco. As ações ocorreram em endereços ligados ao núcleo operacional da organização nos municípios de Brasiléia e Rio Branco.
Os investigados poderão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de outros crimes que possam ser identificados no decorrer das apurações.
A FICCO/AC é formada por policiais da Polícia Federal e das Polícias Civil, Militar e Penal do Acre.
