Após oito anos sem representantes na principal categoria do automobilismo mundial, o Brasil volta a ter um piloto no grid da Fórmula 1. O paulista Gabriel Bortoleto fará sua estreia no GP de São Paulo, entre os dias 7 e 9 de novembro, pela equipe Sauber, reacendendo a expectativa dos fãs pelo retorno de um brasileiro à elite do esporte.
O histórico, porém, não é animador. Entre os 27 pilotos brasileiros que já disputaram o GP do Brasil, apenas oito conseguiram completar a prova em suas estreias. Grandes nomes, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Nelson Piquet e Tarso Marques, abandonaram na primeira participação.
Miroslav Zaj c/CORBIS/Corbis via Getty Images
O único brasileiro a vencer logo na estreia foi Emerson Fittipaldi, em 1973, ano em que o Grande Prêmio passou a integrar oficialmente o calendário da Fórmula 1.
O primeiro GP do Brasil foi realizado em 30 de março de 1972, como corrida extracampeonato em Interlagos (SP). Desde então, o país se tornou palco de momentos históricos e de muitos abandonos precoces — o que reforça o desafio que Bortoleto terá pela frente.
Brasileiros em suas estreias no GP do Brasil:
-
Emerson Fittipaldi (1973) – 🏆 1º lugar
-
Luiz Pereira Bueno (1973) – 12º lugar
-
Ingo Hoffmann (1976) – 11º lugar
-
Roberto Pupo Moreno (1991) – 7º lugar
-
Pedro Paulo Diniz (1995) – 10º lugar
-
Cristiano da Matta (2003) – 10º lugar
-
Bruno Senna (2010) – 21º lugar
-
Felipe Nasr (2015) – 13º lugar
Entre os 19 abandonos, estão ídolos e promessas que marcaram a história do automobilismo brasileiro.
Agora, todos os olhos se voltam para Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023, que buscará fazer história e mudar essa estatística em sua primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil.
Fonte: Federação Internacional de Automobilismo (FIA) / Arquivo Histórico da F1 / Metrópoles
✍️ Redigido por ContilNet
