ContilNet Notícias

Fruta exótica da Amazônia ajuda a reduzir a gordura no fígado

Por

Fruta exótica da Amazônia ajuda a reduzir a gordura no fígado

O fígado é responsável por eliminar as toxinas do corpo, por isso, merece atenção especial. Para quem busca fortalecê-lo, uma fruta exótica nativa da Amazônia pode ajudar: o camu-camu. Segundo pesquisadores da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, o alimento auxilia na redução da gordura hepática.

Leia também

Os cientistas pediram a 30 voluntários que tomassem extrato de camu-camu ou um placebo durante 12 semanas. Ao final do teste, aqueles que tomaram o extrato desta fruta apresentaram uma redução de 7,43% nos lipídios (gorduras) do fígado.

Camu-camuO camu-camu é uma das frutas mais ricas em vitamina C

De acordo com André Marette, diretor do estudo, a chave está nos polifenóis presentes no camu-camu. Esses compostos naturais podem ajudar a reduzir a formação de gotículas de gordura no fígado, além de estimular a oxidação e a eliminação de gordura.

Cibele Santos, nutricionista e psicóloga, conta ao Metrópoles que o camu-camu é famoso por seu alto teor de vitamina C – até 60 vezes mais do que a laranja. “Devido à alta concentração de vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infecções e doenças.”

4 imagensFechar modal.1 de 4

O fígado é um importante órgão do corpo humano

PonyWang/Getty Images2 de 4

Mudanças na alimentação e na rotina podem reduzir a esteatose hepática e restaurar a saúde do fígado, apontam especialistas

unomat – Metrópoles3 de 4

Algumas bebidas podem prejudicar o funcionamento do fígado

SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images4 de 4

A condição de gordura no fígado acomete 30% da população mundial

Magicmine/Getty Images

O camu-camu também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Cibele Santos acrescenta que alguns estudos sugerem que a fruta pode ter efeitos positivos na saúde mental, auxiliando na redução dos sintomas de ansiedade e depressão.

Sair da versão mobile