Durante visita ao estande do Acre na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira (6), o governador Gladson Cameli elogiou a atuação do secretário de Estado de Agricultura, Luís Tchê, e afirmou que o futuro titular da pasta, no governo da vice-governadora Mailza Assis, será escolhido pelo próprio Tchê.

O governador aproveitou a visita à SIC — onde o Acre tem se destacado pela qualidade e sustentabilidade de seu café | Foto: ContilNet
Gladson, que deve se afastar do cargo no início de 2026 para disputar o Senado Federal, disse que a próxima gestão será de continuidade e destacou os resultados obtidos pela Secretaria de Agricultura, especialmente no fortalecimento da produção de café no estado.
“Se eu pudesse dar uma nota mil, era mil. E aquilo que eu sempre disse e vou repetir: se tivesse um terceiro mandato, o Tchê seria novamente secretário de Agricultura, se ele quisesse. Porque o que está dando certo não se mexe”, afirmou.
O governador aproveitou a visita à SIC — onde o Acre tem se destacado pela qualidade e sustentabilidade de seu café — para reforçar que o trabalho da atual equipe será mantido na futura gestão.
“Gladson Cameli e Mailza Assis é um governo só. É um governo de continuidade. Você não se mexe com o que está dando certo. Trabalhamos com homens e mulheres comprometidos, e o Tchê é quem vai decidir quem assume o lugar dele”, completou.
Tchê deve deixar o cargo no próximo ano para disputar novamente uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), já que é deputado estadual licenciado. Ele vem sendo um dos principais articuladores da política agrícola do governo e responsável por colocar o Acre na rota dos cafés especiais da Amazônia, com ações como o programa Qualy Café, que fortalece a agricultura familiar e estimula a produção sustentável.
Durante a SIC, o Acre vem se destacando com a presença de quatro produtores locais que concorrem ao prêmio de melhor café do Brasil na categoria Coffee of the Year. O estande do estado tem atraído visitantes de mais de 40 países, incluindo compradores internacionais que elogiaram a qualidade dos grãos acreanos.
Na mesma ocasião, Gladson também anunciou R$ 8 milhões em novos investimentos para a cadeia produtiva do café, reforçando o compromisso do governo com o setor.
“Cumpro uma das minhas promessas, que era fortalecer, industrializar o estado e respeitar o meio ambiente. O café é um exemplo de que o Acre pode crescer com responsabilidade”, destacou o governador.
Com a proximidade da transição de governo, Gladson sinaliza que a gestão de Mailza Assis deve manter o foco na continuidade das políticas agrícolas e ambientais, preservando os avanços conquistados nos últimos anos.
