Gladson elogia Tchê e diz que novo secretário de Agricultura na gestão Mailza será escolha dele

Tchê deve deixar o cargo no próximo ano para disputar novamente uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac)

Durante visita ao estande do Acre na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira (6), o governador Gladson Cameli elogiou a atuação do secretário de Estado de Agricultura, Luís Tchê, e afirmou que o futuro titular da pasta, no governo da vice-governadora Mailza Assis, será escolhido pelo próprio Tchê.

O governador aproveitou a visita à SIC — onde o Acre tem se destacado pela qualidade e sustentabilidade de seu café | Foto: ContilNet

Gladson, que deve se afastar do cargo no início de 2026 para disputar o Senado Federal, disse que a próxima gestão será de continuidade e destacou os resultados obtidos pela Secretaria de Agricultura, especialmente no fortalecimento da produção de café no estado.

“Se eu pudesse dar uma nota mil, era mil. E aquilo que eu sempre disse e vou repetir: se tivesse um terceiro mandato, o Tchê seria novamente secretário de Agricultura, se ele quisesse. Porque o que está dando certo não se mexe”, afirmou.

O governador aproveitou a visita à SIC — onde o Acre tem se destacado pela qualidade e sustentabilidade de seu café — para reforçar que o trabalho da atual equipe será mantido na futura gestão.

“Gladson Cameli e Mailza Assis é um governo só. É um governo de continuidade. Você não se mexe com o que está dando certo. Trabalhamos com homens e mulheres comprometidos, e o Tchê é quem vai decidir quem assume o lugar dele”, completou.

Tchê deve deixar o cargo no próximo ano para disputar novamente uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), já que é deputado estadual licenciado. Ele vem sendo um dos principais articuladores da política agrícola do governo e responsável por colocar o Acre na rota dos cafés especiais da Amazônia, com ações como o programa Qualy Café, que fortalece a agricultura familiar e estimula a produção sustentável.

Durante a SIC, o Acre vem se destacando com a presença de quatro produtores locais que concorrem ao prêmio de melhor café do Brasil na categoria Coffee of the Year. O estande do estado tem atraído visitantes de mais de 40 países, incluindo compradores internacionais que elogiaram a qualidade dos grãos acreanos.

Na mesma ocasião, Gladson também anunciou R$ 8 milhões em novos investimentos para a cadeia produtiva do café, reforçando o compromisso do governo com o setor.

“Cumpro uma das minhas promessas, que era fortalecer, industrializar o estado e respeitar o meio ambiente. O café é um exemplo de que o Acre pode crescer com responsabilidade”, destacou o governador.

Com a proximidade da transição de governo, Gladson sinaliza que a gestão de Mailza Assis deve manter o foco na continuidade das políticas agrícolas e ambientais, preservando os avanços conquistados nos últimos anos.

PUBLICIDADE