O Palácio Rio Branco, que está em processo de revitalização desde o início do ano, deve ser entregue ainda em dezembro – com data ainda a ser definida, de acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
A informação foi dada pelo titular da Seop, Ítalo Lopes, em entrevista ao ContilNet.
O investimento na obra é de aproximadamente R$ 3 milhões, fruto de emenda parlamentar da então senadora e atual vice-governadora Mailza Assis, disponibilizada por repasse do Orçamento Geral da União (OGU).
Além do Palácio, também estão sendo revitalizadas as praças Eurico Dutra e dos Seringueiros.
No início do ano, a Seop informou que o processo de revitalização abrange todos os setores do prédio, com serviços de pintura e novas instalações elétricas e hidráulicas, além de aperfeiçoamentos na climatização.
Obra está quase finalizada/Foto: Secom
No espaço, foram substituídas as janelas que estavam deterioradas. Além disso, também foi realizado o lixamento do piso de taco para aplicação de verniz e a troca dos vidros danificados da claraboia.
As escadarias também passaram por reforma. Foi iniciada a substituição total do granito da escada principal. O granito da escada frontal, que havia sido removido, foi reaproveitado nas escadas laterais.
Algumas janelas que estavam apodrecendo foram trocadas/Foto: Secom
Também foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado no prédio.
Uma novidade do processo de revitalização do Palácio é a instalação de um elevador.
“O governador Gladson Cameli tem se empenhado para assegurar uma melhor estrutura para os prédios históricos e culturais do nosso estado. Essa obra só está sendo possível também graças à emenda destinada pela então senadora e hoje vice-governadora Mailza Assis. Estamos chegando à reta final de um trabalho que preserva as características originais dessa obra emblemática”, afirmou o secretário.
