Homem é preso após gato morrer em cirurgia feita em clínica veterinária clandestina

Local funcionava sem licença e realizava procedimentos ilegais em animais; polícia apreendeu materiais cirúrgicos e medicamentos irregulares

Um gato encontrado morto sobre uma mesa de operação improvisada levou a Polícia Civil a descobrir uma sala cirúrgica clandestina dentro de um rancho no bairro Glória, em Blumenau, nesta quinta-feira (6). No local, também foi resgatada uma cadela em pós-operatório, amarrada por uma corda curta e sem qualquer tipo de assistência.

Local funcionava sem licença e realizava procedimentos ilegais em animais; polícia apreendeu materiais cirúrgicos e medicamentos irregulares/Foto: Reprodução

Segundo a Delegacia de Proteção Animal (DPA), o espaço era usado para realizar procedimentos veterinários sem anestesia e sem condições mínimas de higiene. O homem responsável, de 65 anos, foi preso em flagrante e responderá por maus-tratos a animais e por exercício ilegal da medicina veterinária.

O rancho, que abrigava cavalos e servia de abrigo para os atendimentos irregulares, tinha chão de terra, utensílios enferrujados e nenhum item de esterilização. Durante a ação, os agentes encontraram medicamentos, materiais cirúrgicos e instrumentos de uso veterinário, o que indicava que o local era utilizado de forma frequente.

De acordo com o médico veterinário que acompanhou a operação, o gato possivelmente morreu durante ou logo após o procedimento, devido à falta de anestesia e de protocolos de segurança. A cadela, por sua vez, apresentava sinais de sofrimento e estava presa em um ambiente fechado, sem ventilação adequada.

O crime de maus-tratos contra cães e gatos está previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98 e prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa. A DPA orienta que denúncias de casos semelhantes podem ser feitas anonimamente pelo Disque 181.

Jornal Razão

PUBLICIDADE