Ícone do site ContilNet Notícias

Homem salva o filho, mas morre atropelado por motorista embriagado

Por Correio Braziliense

A mistura entre álcool e direção fez mais uma vítima no trânsito do Distrito Federal. Na noite de terça-feira, Josivan da Silva Martins, 44 anos, morreu após ser atropelado por um motorista embriagado, na DF-130. Segundo a polícia, Claudiomir Soto Riva, 51, conduzia um Corsa branco e teria tentado ultrapassar um caminhão perto do Café sem Troco, no momento em que Josivan e o filho dele, de 13 anos, caminhavam no acostamento. Na ultrapassagem, o motorista atingiu as vítimas. O pai, no instante do impacto, empurrou o adolescente para salvá-lo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Josivan foi encontrado em parada cardiorrespiratória e, após tentativas de reanimação, não resistiu. O adolescente ficou ferido e foi encaminhado ao hospital. As equipes de socorro não souberam informar o estado de saúde do menino. Claudiomir fugiu sem prestar socorro, mas deixou parte do parachoque para trás, o que ajudou a identificá-lo. Ele foi preso horas depois, após um caminhoneiro que testemunhou o acidente acionar a Polícia Militar do Goiás (PMGO). O suspeito foi indiciado por homicidio culposo.

Dados do do Departamento de Trânsito (Detran-DF) indicam um avanço nas autuações por dirigir sob influência de álcool em 2025. De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 24.607 infrações desse tipo, aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 17.447 autuações. O número ultrapassa o total de infrações registradas no ano passado: 20.823.

De acordo com o órgão, os sinistros fatais relacionados ao álcool também aumentam. Entre janeiro e setembro de 2025, foram 29 acidentes, crescimento de 38% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com 21 ocorrências. Ao longo de 2024, foram 26 sinistros fatais relacionados ao álcool.

O total de mortes no trânsito também aumentou, segundo o Detran. De janeiro a setembro de 2025, o DF contabilizou 185 vítimas fatais, 7,5% a mais dos que as 172 mortes registradas nos mesmos nove meses de 2024. O total já corresponde a 81% de todas as vítimas fatais do ano passado: 229.

Ontem, o Detran publicou, no Diário Oficial do DF (DODF), uma lista de motoristas proibidos de dirigir devido a infrações. Somente com base no artigo 165 do CTB, que trata da direção sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa, 165 CNHs (Carteira Nacional de Trânsito) foram suspensas por um ano.

Sair da versão mobile