Belém — O presidente Lula e a primeira-dama Janja foram anfitriões, na noite da quinta-feira (6/11), de um coquetel a chefes de Estado e demais autoridades que participam da Cúpula de Líderes pré-COP30.
O evento aconteceu no mesmo local da cúpula, mas em uma sala a parte que foi decorada para funcionar como experiência de “imersão” na floresta. O espaço tinha projeções e sons de natureza e água.
Jantar para autoridades na COP30
Coluna Igor Gadelha/Metrópoles
Jantar para autoridades na COP30
Coluna Igor Gadelha/Metrópoles
Jantar para autoridades na COP30
Coluna Igor Gadelha/Metrópoles
O cardápio do coquetel foi assinado pelo chef paraense Saulo Jennings, que escolheu servir dois peixes típicos da Amazônia: o pirarucu e o filhote. Os peixes foram colocados inteiros sobre uma mesa.
As comidas foram servidas aos convidados do jantar em cuias, espécie de vaso pequeno feito por meio do fruto da cuieira, uma árvore típica da região amazônica.
O som do evento ficou por integrantes da banda “Amazon Jazz Band”. O coquetel iniciou com atraso de cerca de duas horas. Inicialmente previsto para18h30, só começou depois das 20h30.
Poucos chefes de Estados compareceram
Por conta do atraso na programação, muitos chefes de Estado não compareceram, alegando estarem cansados. Um dos poucos que prestigiaram o evento foi o presidente do Chile, Gabriel Boric.
Ministros do governo, porém, marcaram presença. Entre eles, o chanceler Mauro Vieira e o general Marcos Antônio Amaro, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
A ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco do Brics, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, também marcaram presença no coquetel.
Presentes na cúpula, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanome, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, também compareceram ao jantar.

