Ícone do site ContilNet Notícias

MEC anula três questões do Enem após suspeita de vazamento exibido em live

Por Geovany Calegário, ContilNet

O ENEM 2025 teve três questões anuladas, informa o Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o instituto afirma que agentes da Polícia Federal (PF) foram acionados para investigar uma possível quebra de sigilo ou ato de má-fé envolvendo itens da prova.

De acordo com o Inep, a decisão da anulação foi motivada pela identificação de relatos que apontavam a antecipação de questões semelhantes àquelas aplicadas no exame. Esses itens são parte dos pré-testes que integram o banco de itens da prova, conforme a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI).

PF investigará possível quebra de sigilo envolvendo conteúdo usado nos pré-testes do Inep/Foto: Reprodução

O instituto assegura, entretanto, que nenhuma das questões anuladas foi idêntica à versão aplicada, mas que foram constatadas “similaridades pontuais”.

As investigações se concentram em uma transmissão ao vivo realizada dias antes da aplicação da prova, na qual um estudante universitário fez exposição de questões muito parecidas com as que caíram no ENEM. A PF investigará a autoria e o modo como o conteúdo sigiloso foi divulgado.

Em nota, o MEC e o Inep reafirmaram o compromisso com a lisura, a isonomia e a validade do exame.

Por fim, o Inep informou que todos os protocolos de segurança previstos para o exame foram seguidos, e que a anulação de itens faz parte dos mecanismos previstos para garantir a confiabilidade das provas.

 

Sair da versão mobile