Ícone do site ContilNet Notícias

“Menos tela, mais vida”: feira de ciências da Balões Encantados envolve pais e alunos

Por Geovany Calegário, ContilNet

Com o tema Menos tela, mais vida, o Centro Educacional Balões Encantados, fundado pelas Servas de Maria de Galeazza, promoveu no último sábado (8), uma feira de ciências diferente das últimas edições.

Antes da realização da feira, o Centro desenvolveu, ao longo de cinco semanas, uma série de desafios do projeto, envolvendo toda a comunidade escolar em atividades voltadas à convivência familiar e ao bem-estar. Cada semana propôs um tema diferente, como a redução do tempo de uso de telas, o preparo de receitas em família, o resgate de brincadeiras antigas, a produção artística coletiva e a contação de histórias. A iniciativa buscou fortalecer os vínculos afetivos, estimular a criatividade e promover hábitos mais saudáveis entre pais e filhos.

Evento teve o tema “Menos tela, mais vida” e convidou os familiares a participarem das atividades com os alunos/Foto: ContilNet

O evento não se limitou à tradicional exposição de trabalhos: foi um verdadeiro convite para que as famílias deixassem o celular de lado e participassem ativamente das experiências junto com as crianças.

A programação envolveu alunos do berçário ao ensino fundamental, que puderam explorar diversas salas temáticas, cada uma com uma proposta voltada ao aprendizado por meio da vivência, da ludicidade e da interação familiar. O resultado foi um ambiente vibrante, cheio de movimento e afeto.

Na sala “Corpo em Movimento”, as brincadeiras ao ar livre incentivaram a prática de atividades físicas e o contato direto com o brincar coletivo. Já em “Respira e Relaxa”, o foco foi o equilíbrio e o bem-estar, com oficinas de pilates voltadas tanto para os pequenos quanto para os pais.

Na sala “Corpo em Movimento”, as brincadeiras ao ar livre incentivaram a prática de atividades físicas e o contato direto com o brincar coletivo/Foto: Cedida

Em “Natureza em Mãos”, os alunos e familiares participaram do plantio de mudas, promovendo a consciência ambiental e o cuidado com o meio ambiente. A sala “Mãos que Criam” despertou o lado artístico das crianças, com pintura e confecção de brinquedos manuais.

Em “Natureza em Mãos”, os alunos e familiares participaram do plantio de mudas, promovendo a consciência ambiental e o cuidado com o meio ambiente/Foto: Cedida

A música também teve espaço especial em “Brincando com o Som”, onde instrumentos musicais foram explorados de forma livre e criativa. Já na sala “Histórias que Ganham Vida”, o encantamento tomou conta com contações de histórias que transportaram adultos e crianças para o mundo da imaginação. E, para encerrar, a sala “A Magia de Ser Criança” trouxe um espetáculo de mágica, relembrando o quanto o lúdico é essencial no processo de aprendizado.

“A Magia de Ser Criança” trouxe um espetáculo de mágica, relembrando o quanto o lúdico é essencial no processo de aprendizado/Foto: Cedida

De acordo com a direção da escola, essa proposta faz parte de uma série de atividades comemorativas pelos 15 anos do Centro Educacional Balões Encantados, que tem como marca o envolvimento da família nas ações pedagógicas.

Com essa edição da feira, a Balões Encantados reafirma seu compromisso com a educação humanizada, criativa e próxima das famílias, celebrando não apenas seus 15 anos de história, mas também a alegria de aprender juntos.

Sair da versão mobile