Ícone do site ContilNet Notícias

Moradora comemora abertura de estrada que liga Bujari a Porto Acre: “Conquista e qualidade de vida”

Por Everton Damasceno, ContilNet

Quem também comemorou a abertura da estrada AC-445 – que liga Bujari ao município de Porto Acre -, nesta quarta-feira (26) foi a contadora e presidente da colônia de pescadores e aquicultores de Porto Acre, Cíntia Andressa da Silva, de 26 anos.

A obra, que iniciou em 2022 e, portanto, demorou 3 anos para ser concluída, é a realização de um sonho, de acordo com Andressa. Ela conta que enfrentava muitas dificuldades quando a estrada era apenas um ramal.

Os investimentos ultrapassaram R$ 42 milhões | Foto: ContilNet

“Sou ali de Porto Acre, moro ali na Vila do Inca. Essa estrada facilita muito a questão de acesso, tanto com a população como a comunidade em si. Moro há mais de 11 anos ali na Vila do Inca, em Porto Acre. Isso é uma conquista tanto em relação ao acesso à população, como também a questão de turismo, de ciclismo, de corrida. Então essa estrada está fazendo uma mudança muito grande e uma ligação muito grande de Rio Branco, Bujari, para Porto Acre. Porque Porto Acre é um lugar distante de Rio Branco, a gente não tem tanto acesso e agora a gente vai ter um acesso rápido e eficaz, tanto em relação à comunidade e às vias, como em questão de ciclismo, caminhada, enfim”, disse a moradora.

“Quando não tinha, porque antigamente era ramal, e ramal é barro, chovia muito e a gente tinha dificuldade de vir em questão de automóvel, muito buraco, lama. Então tinha essa dificuldade até mesmo de ônibus, porque como é que o ônibus vai ter acesso a um ramal de barro? Não tem como, né? E agora, asfaltado, a gente tem o acesso do ônibus, o nosso automóvel não vai prejudicar com o buraco. A gente vai poder ter um acesso viável, ter confiança de poder andar de uma forma de qualidade. Então isso é maravilhoso para a comunidade”, concluiu.

A AC-445 tem extensão total de 38,26 km, divididos em dois trechos — o primeiro com 19,60 km e o segundo com 18,66 km — ambos concluídos e pavimentados. Os investimentos ultrapassaram R$ 42 milhões, provenientes de emenda do senador Márcio Bittar e contrapartida do governo estadual.

Sair da versão mobile