A audiência pública realizada nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Rio Branco, foi marcada por emoção e lágrimas. Durante a fala do promotor de Justiça de Direitos Humanos, Thalles Ferreira, moradores da comunidade do Papouco se emocionaram ao ouvir o reconhecimento do Ministério Público sobre o valor humano e social da região.
VEJA MAIS: Defensora cobra transparência da prefeitura sobre remoção no Papouco: ‘Faltou diálogo’
Moradores foram ouvidos em sessão da Câmara de Rio Branco/Foto: ContilNet
O promotor afirmou que o MPAC está acompanhando o caso para garantir que nenhuma remoção seja feita sem diálogo e respeito aos direitos das famílias. “Eu já estive lá algumas vezes e vi que há um senso de comunidade muito forte. As pessoas se ajudam e convivem como uma grande família. É fundamental que elas sejam ouvidas antes de qualquer decisão”, disse Ferreira.
Enquanto o promotor falava, moradores aplaudiram e choraram no plenário. Para muitos, o discurso foi um alívio em meio à tensão com a possibilidade de retirada das famílias.
A audiência, convocada pelo vereador Fábio Araújo, reuniu representantes da prefeitura, da Defensoria Pública, do Ministério Público e dezenas de moradores. O encontro discutiu o futuro das famílias do Papoco, que podem ser transferidas para o conjunto Rosalinda.
