Um vídeo gravado por moradores da Rua Manel Vaz, em Sena Madureira, mostra um grupo improvisando reparos na via por conta própria. A situação expõe a insatisfação de parte da comunidade com as condições das ruas do município, especialmente após o período de chuvas.
Nas imagens, dois moradores aparecem tirando tijolos da traseira da caminhonete e jogando na direção da rua, na tentativa de minimizar os buracos que dificultam o tráfego. Enquanto trabalha, um dos homens faz um longo desabafo direcionado ao prefeito, criticando a falta de manutenção urbana.
Moradores da Rua Manel Vaz aparecem jogando tijolos na rua na tentativa de minimizar os buracos/Foto: Captura de Tela
“Prefeito, a gente tomou uma iniciativa própria, né? Trouxemos um concreto pra colocar aqui . E a prefeitura tem tanta máquina. Nós tínhamos feito um trabalho aqui, mas a retroescavadeira e a caçamba da prefeitura esculhambou”, diz o morador.
No vídeo, ele também lamenta o que chama de abandono dos bairros: “Ontem nós fizemos um vídeo falando das condições do bairro, né? Dos bairros que se encontra o município de Sena Madureira, entregue a cobra, rato, barata, doenças, lama, matagal. Estamos voltando ao tempo da pré-história.”
Apesar das críticas, o morador também faz um apelo para que a própria comunidade contribua com a limpeza das ruas: “Estamos fazendo nossa parte também, viu? Também pedir para os moradores cooperar, não jogar o lixo no meio da rua, ajudar também. Porque aí a proliferação de doença é muito grande”.
A gravação evidencia a frustração dos moradores com a demora na recuperação das ruas e demonstra, ao mesmo tempo, o esforço da própria comunidade em buscar soluções emergenciais para problemas que consideram urgentes
