A colombiana Maria José Ardila, de 22 anos, morreu na última quinta-feira (30/10) após passar cinco dias em coma alcoólico. A jovem, que havia se casado neste ano e era mãe de um bebê de dez meses, participou de um “desafio de bebedeira” em um bar na cidade de Calí, Colômbia.
O caso gerou revolta e indignação no país, já que o desafio foi promovido pelo próprio estabelecimento, o Sagsa Bar, que oferecia prêmios em dinheiro e bebidas a quem conseguisse cumprir todas as etapas de consumo de álcool em tempo recorde.
Reprodução/Redes Sociais
O “desafio da bebedeira”
De acordo com o jornal El País da Colômbia, o jogo tinha seis etapas e oferecia como prêmio máximo o valor de 1,5 milhão de pesos colombianos (cerca de R$ 2 mil).
As regras eram as seguintes:
1️⃣ Duas doses de “cucaracho” (licor de café com tequila) em 5 segundos — Prêmio: um coquetel grátis
2️⃣ Três doses em 5 segundos — Prêmio: uma cerveja
3️⃣ Beber uma cerveja inteira de uma vez — Prêmio: rodada de doses
4️⃣ Três doses sem usar as mãos — Prêmio: uma caneca
5️⃣ Beber por 13 segundos seguidos — Prêmio: uma garrafa de conhaque
6️⃣ Oito doses diferentes com cigarro aceso — Prêmio: 1,5 milhão de pesos colombianos
Tragédia no bar
Durante a última fase do desafio, Maria José desmaiou e, segundo testemunhas, se asfixiou com o próprio vômito. Ela foi levada às pressas para um hospital local e internada na UTI, onde ficou em coma irreversível.
Cinco dias depois, a família autorizou o desligamento dos aparelhos.
“Minha filha faleceu. Desligaram os aparelhos ontem à tarde. Estamos devastados na clínica, tentando ficar o mais perto possível dela em seus últimos momentos”, declarou o pai, Andrés Ardila, ao El País.
A sogra da jovem, Ingrid Bibiana Carvajal, também lamentou a morte nas redes sociais:
“Estamos de luto. Minha nora acaba de falecer aos 22 anos. Meu filho está devastado e meu neto, de apenas 10 meses, agora está sem mãe.”
Investigação
Autoridades locais informaram que o caso está sob investigação. O Sagsa Bar poderá responder por negligência e incitação ao consumo excessivo de álcool. O Ministério Público da Colômbia solicitou o fechamento temporário do estabelecimento até o fim das apurações.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Maria participa das rodadas iniciais do desafio.
Fonte: El País (Colômbia) / El Tiempo / Redes sociais
✍️ Redigido por ContilNet
