O secretariado da Convenção do Clima (UNFCCC, na sigla em inglĂȘs) publicou na manhĂŁ desta sexta-feira (21) uma nova versĂŁo do rascunho do Pacote de BelĂ©m, com um anexo que traz uma lista de indicadores para a Meta Global de Adaptação (GGA, na sigla em inglĂȘs). 

Nas modificaçÔes feitas em relação Ă versĂŁo anterior do documento, as organizaçÔes sociais apontam avanços, mas ainda criticam a ausĂȘncia de decisĂ”es sobre o distanciamento dos combustĂveis fĂłsseis.
NotĂcias relacionadas:
- COP30: rascunho de carta final tem propostas para limitar aquecimento .
- COP30: trabalhos seguem normalmente nesta sexta, apĂłs incĂȘndio.
Na avaliação da rede de organizaçÔes sociais ObservatĂłrio do Clima, os rascunhos permanecem desequilibrados e nĂŁo podem ser aceitos como resultado da conferĂȘncia:Â
“[Os rascunhos] nĂŁo atendem Ă determinação do presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva, com o apoio de 82 paĂses, de fornecer um roteiro para implementar a transição para longe dos combustĂveis fĂłsseis. Esta expressĂŁo, aliĂĄs, nĂŁo aparece em nenhum lugar dos 13 textos publicadosâ, diz nota.
>> Clique aqui e acompanhe a cobertura completa da AgĂȘncia Brasil sobre a COP30
A ausĂȘncia dos roteiros com os caminhos para longe dos combustĂveis fĂłsseis e do desmatamento no Programa de Trabalho de Transição Justa (JTWP, na sigla em inglĂȘs) foi associada Ă forte presença de lobistas da indĂșstria fĂłssil credenciados para a conferĂȘncia. Este ano, o nĂșmero bateu a marca de 1.602, a maior presença proporcional jĂĄ registrada.
âOs roteiros (roadmaps) para combustĂveis fĂłsseis e desmatamento sucumbiram Ă pressĂŁo de alguns paĂses petroleirosâ, destaca o ObservatĂłrio do Clima.
Lacuna de emissÔes
Os debates sobre a revisĂŁo das metas de emissĂ”es apresentadas pelos paĂses (NDCs, na sigla em ingĂȘs), que deixaram uma lacuna para nĂŁo permitir que o aquecimento global ultrapasse 1,5°, tambĂ©m nĂŁo avançou na nova versĂŁo do Pacote de BelĂ©m.
âA resposta Ă lacuna de ambição, fundamental para paĂses insulares que estĂŁo afundando sob o oceano em elevação, virou um relatĂłrio a ser produzido em trĂȘs anos e sem nenhuma perspectiva de encaminhamento concretoâ, complementa.
A decisão de criar um mecanismo de transição justa, a adoção dos indicadores de adaptação e a decisão de triplicar o financiamento à adaptação foram apontados como pontos positivos, no entanto, a rede avalia que faltam conexÔes em alguns pontos, como a associação da transição energética com o JTWP.
Para Mauricio Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil, o novo Programa de Trabalho de Transição Justa falha em nĂŁo apresentar propostas de avanço na eliminação dos combustĂveis fĂłsseis e do desmatamento, mas ganha na inclusĂŁo da consulta prĂ©via e informada sobre os territĂłrios dos povos tradicionais.
âO texto do mutirĂŁo em discussĂŁo menciona elementos importantes para o enfrentamento Ă s mudanças climĂĄticas, como por exemplo os direitos territoriais de povos indĂgenasâ, diz.
Adaptação
Na avaliação de Daniel Porcel, especialista do Instituto Talanoa, sobre Meta Global de Adaptação, a apresentação da lista anexa de 59 indicadores do GGA avança ao citar que o financiamento pĂșblico internacional serĂĄ de paĂses desenvolvidos para paĂses em desenvolvimento.
âTemos tambĂ©m o estabelecimento de um novo processo, que Ă© o processo de BelĂ©m atĂ© Addis, na EtiĂłpia [COP32], que tem a função de fazer o alinhamento das polĂticas de adaptação e trazer salvaguardas para a implementação dos indicadores.â
Apesar de estabelecer o fluxo, não houve consenso sobre a nova meta de financiamento nessa proposta de pacote. Hå uma citação sobre triplicar os recursos, mas não foi estabelecido nenhum mecanismo ou fonte.
Também do Instituto Talanoa, Benjamin Abraham defende que é necessårio esse pacote financeiro apresentado como uma forma de desbloquear uma maior ambição em outras åreas das negociaçÔes.
âO compromisso com o financiamento futuro para adaptação carece de clareza, nĂŁo hĂĄ acompanhamento do roteiro de Baku a BelĂ©m e o trabalho para realinhar os fluxos financeiros nĂŁo apresentou resultados significativos.â

