A soma de exercícios físicos, sono de qualidade e de alimentação saudável é fundamental para garantir uma vida plena. Existem algumas infusões naturais que, quando aliada a esses pilares, turbinam bastante o bem-estar, inclusive de orgãos essenciais, como o fígado. O chá de carqueja é um deles.
Quem explica é Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles formada pela Universidade de Brasília (UnB). “Tradicional na fitoterapia, a carqueja tem potencial alto digestivo, ação anti-inflamatória e apoio à saúde hepática”, diz.
O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images
Praticar atividade física é essencial
Getty Images
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images
Segundo ela, a carqueja é uma planta nativa do Brasil e é usada há gerações em infusões caseiras. Conhecida pelo sabor amargo característico, se destaca especialmente por benefícios relacionados à digestão e ao funcionamento do fígado.
“A planta contém flavonoides e compostos amargos que estimulam a produção de bile e aumentam a eficiência digestiva, especialmente após refeições gordurosas ou muito pesadas”, emenda a expert.
Segundo ela, o chá ajuda na redução de sintomas, a exemplo de sensação de estômago cheio, gases, azia leve e lentidão digestiva. Não bastante, “tem propriedades anti-inflamatórias suaves, que contribuem para um trato gastrointestinal mais equilibrado”.
E por que é tão benéfica ao fígado? Ela é “hepatoprotetora”, e alguns de seus compostos ajudam a eliminação de toxinas, a reduzir a inflamação hepática e a melhorar o fluxo de bile; culminando em um bom funcionamento do fígado.

Vale lembrar, é claro, que nenhum chá deve ser tomado sem orientação médica, e que não substitui tratamentos convencionais.
Como consumir o chá de forma segura, segundo Juliana Andrade:
Ferva a água, desligue o fogo, adicione a carqueja e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Pode ser consumido quente ou gelado.
A recomendação geral é tomar até 2 xícaras por dia, por períodos curtos. O gosto amargo é uma característica natural — e, para muitas pessoas, um sinal do potencial digestivo da planta.
Antes de provar, consulte um médico ou nutricionista. A carqueja também não é recomendada para gestantes, pessoas com pressão baixa e indivíduos que usam medicamentos para diabetes, anticoagulantes ou anti-hipertensivos.