A 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) identificou o jovem brasiliense que viralizou nas redes sociais ao publicar vídeos “humorísticos” em que, sob o pretexto de “deixar o Brasil mais seguro”, aparece distribuindo facas para pessoas em situação de rua no Distrito Federal.
A ação do jovem foi considerada pela Polícia Civil do DF de alto risco à ordem pública e potencialmente geradora de crimes violentos.
Os policiais analisaram os vídeos postados pelo jovem e conseguiram o identificá-lo. Ele foi intimado para prestar esclarecimentos formais. Todo o conteúdo audiovisual foi anexado ao sistema oficial da PCDF.
A “brincadeira” já rendeu ao rapaz, que se apresenta como Nex, 1 milhão de visualizações no TikTok e mais de 100 mil curtidas na rede social.
No primeiro vídeo, postado na terça-feira (25/11), o rapaz aparece em frente ao supermercado Comercial Reis, no Paranoá. Após cumprimentar um homem em situação de rua deitado sobre um papelão na calçada, ele retira uma faca de uma sacola plástica e entrega o objeto ao morador, que se levanta para receber o presente.
Na segunda parte, publicada na quarta (26/11), o desfecho é diferente. Gravado na Asa Norte, entre o Eixão e a W3, ele aparece oferecendo outro facão a um homem em situação de rua.
Assim que pega o objeto, o homem sai correndo atrás do jovem, que foge enquanto segue filmando.
De acordo com a Polícia Militar do DF, existe a possibilidade de que a conduta do jovem seja enquadrada como uma contravenção penal. Por isso, o caso também é investigado pela 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá).

