A Polícia Federal (PF) deflagrou, na última quarta-feira (5), a operação Guardiã Digital em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, com o objetivo de combater crimes relacionados ao armazenamento e à divulgação de imagens e vídeos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão. As investigações indicam que um homem seria responsável por compartilhar e guardar esse tipo de conteúdo em um grupo virtual com cerca de 640 integrantes.
Em nota, a PF informou que o material apreendido será periciado para confirmar as suspeitas e identificar outros possíveis envolvidos. “A investigação prossegue com a análise dos materiais apreendidos, visando corroborar a hipótese investigativa e, também, apontar eventuais outros envolvidos”, destacou o órgão.
A corporação reforçou ainda que o investigado e qualquer outro participante identificado poderão responder judicialmente pelos crimes de disponibilização e armazenamento de conteúdo que contenha cenas de abuso sexual infantojuvenil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

