PF inicia monitoramento de navios que hospedam participantes da COP30

Por MetrĂłpoles 04/11/2025

A PolĂ­cia Federal (PF) iniciou, nesta terça-feira (4/11), o controle de acesso em dois navios que chegaram ao Porto de Outeiro, em BelĂ©m (PA), para hospedar participantes da ConferĂȘncia das NaçÔes Unidas sobre as Mudanças ClimĂĄticas (COP30), evento que se inicia na prĂłxima terça-feira (10/11).

Assim que aportaram, as embarcaçÔes receberam equipes da PF para o trabalho de controle migratório, que deve durar dois dias. Conforme a polícia, são 1.344 tripulantes e 31 passageiros no navio Civil, e outros 1.117 tripulantes e 34 passageiros no navio Diadema.

Nessa operação específica, a PF assume atribuiçÔes constitucionais de polícia marítima e de fronteira para aplicar o Código Internacional para a Proteção de Navios e InstalaçÔes Portuårias. No período do evento, os polícias devem realizar rondas regulares por ågua e por terra, além de fiscalizaçÔes de polícia marítima.

Leia também

Os agentes terĂŁo bases da PolĂ­cia Federal nos navios atracados. Essas estruturas tambĂ©m funcionarĂŁo como pontos de apoio Ă s diligĂȘncias, considerando que o ĂłrgĂŁo exerce, com exclusividade, as funçÔes de polĂ­cia judiciĂĄria da UniĂŁo, o que inclui crimes cometidos em navios.

A COP30 em BelĂ©m tem inĂ­cio na prĂłxima terça e deve seguir atĂ© o dia 21 de novembro. O encontro visa buscar soluçÔes para que o Acordo de Paris seja cumprido. A principal preocupação Ă© conter o aquecimento do planeta. EstarĂŁo em discussĂŁo, tambĂ©m, soluçÔes para adaptação do planeta, diante das consequĂȘncias da crise climĂĄtica, entre outros assuntos.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.