A Universidade Estadual Paulista (Unesp) demitiu um professor acusado de assĂ©dio por estudantes do curso de relaçÔes internacionais do campus de MarĂlia, no interior de SĂŁo Paulo. Rafael Salatini de Almeida foi demitido por justa causa, conforme oficializado no DiĂĄrio Oficial do estado na quarta-feira (12/11).
Leia também
-
Alunos reĂșnem 44 denĂșncias de assĂ©dio contra professor da Unesp
-
Estudantes da Unesp acusam professor de assédio sexual e agressão
-
Pesquisadores da Unesp usam bactérias para gerar eletricidade. Entenda
-
Técnica desenvolvida pela Unesp detecta metanol em bebidas com rapidez
A decisĂŁo decorre de uma anĂĄlise tĂ©cnica feita pela Unesp apĂłs a ouvidoria da instituição receber 44 denĂșncias reunidas por estudantes contra o docente em maio de 2024. Na Ă©poca, os alunos tambĂ©m organizaram uma paralisação das aulas e cobriram muros do campus com cartazes que continham frases que teriam sido ditas pelo professor.
15 imagens



Fechar modal.
1 de 15
Cartazes denunciam assĂ©dio no campus de MarĂlia
Arquivo pessoal
2 de 15
Professor teria o hĂĄbito de fazer comentĂĄrios vexatĂłrios em sala de aula
Arquivo pessoal
3 de 15
Alunos ficaram um dia paralisado em protesto pelos assédios
Arquivo pessoal
4 de 15
Caso aconteceu no campus de MarĂlia
Arquivo pessoal
5 de 15
Arquivo pessoal
6 de 15
Arquivo pessoal
7 de 15
Arquivo pessoal
8 de 15
Arquivo pessoal
9 de 15
Arquivo pessoal
10 de 15
Arquivo pessoal
11 de 15
Arquivo pessoal
12 de 15
Arquivo pessoal
13 de 15
Arquivo pessoal
14 de 15
Arquivo pessoal
15 de 15
Arquivo pessoal
Constrangimento
- As 44 denĂșncias contra Rafael Salatini de Almeida foram recolhidas pelo Centro AcadĂȘmico de RelaçÔes Internacionais âDiplomata SĂ©rgio Vieira de Melloâ (CARI) e entregues coletivamente Ă ouvidoria da Unesp no ano passado.
- Na ocasiĂŁo, um estudante que conversou com o MetrĂłpoles e nĂŁo quis se identificar disse que Salatini tem o hĂĄbito de constranger os alunos com comentĂĄrios inapropriados na frente da turma.
- âEu presenciei uma vez que ele disse para um colega âPor quantos reais vocĂȘ me daria a bunda?â E começou a estipular os valores. âPor 10 mil reais? 30 mil? 1 milhĂŁoâ? Meu colega foi negando, atĂ© chegar em um momento que ele disse: âEu acho que vocĂȘ estaria mentindo. Acho que vocĂȘ me daria a bunda por bem menosâ, contou o aluno.
- Rafael Salatini leciona em trĂȘs disciplinas obrigatĂłrias do primeiro e terceiro ano do curso de relaçÔes internacionais. Segundo o estudante que conversou com a reportagem, os comentĂĄrios do professor começaram com frases preconceituosas e, com o tempo, se tornaram mais direcionados.
- Mais de uma turma teria passado pelo mesmo problema.
O Metrópoles tentou contato com o professor Rafael Salatini, mas não obteve sucesso. O espaço permanece aberto para atualizaçÔes. Procurada, a Unesp não respondeu até a publicação desta reportagem.

