O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, avaliou a negociação da marca de Pelé, adquirida pela NR Sports, empresa administrada pela família de Neymar Jr, à repórter Mabell Reipert, do portal LeoDias. A conclusão da compra foi oficializada no Museu Pelé, em Santos, em um evento que incluiu representantes do clube e da companhia, além de familiares do Rei do Futebol, nesta terça-feira (25/11).
O dirigente celebrou a “repatriação da marca”, que pertencia a empresários aos estadunidenses Gary e Luke Davis: “É um momento mágico, inesquecível. O Santos e o Pelé são marcas que já são desde as raízes. E esse retorno é fundamental, porque volta à casa, ao nosso convívio. Não vai ser algo só comercial”.
Veja as fotos
Leia Também
Para Marcelo Teixeira, os novos proprietários passarão a tratar a marca de Pelé também pelo lado afetivo do ex-jogador, que faleceu em dezembro de 2022: “É um carinho, amor e atenção à família, aos ídolos eternos. O Santos já explora institucionalmente a Marca Pelé, mas agora temos a oportunidade de aumentar ainda mais essa relação”.
Apesar da celebração por parte do presidente do Santos, o clube não participou da aquisição da marca de Pelé. A empresa, porém, acredita que “não existe Pelé sem Santos, não existe Santos sem Pelé”. Por isso, o projeto tem o objetivo de negociar contrato de licenciamento com o clube: “Já estamos com o assunto na mesa e sendo discutido pelos departamentos comerciais e de marketing”, explica um comunicado da NR Sports.
No mesmo evento, Neymar da Silva Santos, pai de Neymar Jr., também conversou com a repórter e celebrou a aquisição, estimada extraoficialmente em 8 milhões de dólares (R$ 40 milhões): “Bem feliz. Estamos muito orgulhosos de ter alcançado a possibilidade de ter dois ativos como o Neymar e Pelé. Para a nossa empresa, é um momento muito marcante. Terminamos o ano com os dois maiores ativos que nós temos no futebol brasileiro e mundial”.
A aquisição inclui a “Units – Ações” da Pelé Brands LLC, companhia americana sediada na Flórida e titular de todos os direitos de Propriedade Intelectual da Marca Pelé, desde 2023. Com a negociação, surgiu a Pelé Brand Brasil, agora titular de todos os direitos de PI da marca. Os registros incluem órgãos de registros de marcas e patentes em mais de 50 países.
Os direitos incluem ainda a exploração comercial do nome Pelé, a assinatura, desenhos, personagens, caricaturas, imagem e som de voz, fotos e vídeos. Os perfis das redes sociais, como o @pele (Instagram), contratos ativos e propostas em curso, direito de licenciar esses ativos a terceiros todos esses ativos, também fazem parte do acervo, assim como a silhueta do “soco no ar” e da “bicicleta” de Pelé.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

