Redação do Enem 2025 mantém formato, mas exige mais autoria e clareza dos candidatos

Estrutura da prova continua dissertativo-argumentativa, mas cartilha deste ano alerta para o uso de repertórios genéricos e falta de coerência nos textos

A redação do Enem 2025 será aplicada neste domingo (9) em todo o país, e o formato da prova continua o mesmo: um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, com tema de ordem social, científica, cultural ou política.

O candidato deve defender um ponto de vista e propor uma intervenção possível e respeitosa aos direitos humanos.

De acordo com a Cartilha do Participante, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não houve mudanças estruturais na redação deste ano.

A avaliação segue baseada nas cinco competências tradicionais, cada uma valendo até 200 pontos: domínio da norma culta da língua portuguesa; compreensão da proposta e repertório sociocultural; organização dos argumentos; domínio dos mecanismos linguísticos; e elaboração de proposta de intervenção.

Redação do Enem será aplicada neste domingo (9) e mantém o formato dissertativo-argumentativo com avaliação em cinco competências/Foto: Reprodução

A nota máxima continua sendo 1.000 pontos, atribuída a partir da média das notas dadas por dois corretores independentes. Ambos analisam a redação sem saber a pontuação atribuída pelo outro.

Embora a estrutura permaneça a mesma, o Inep reforçou algumas orientações aos participantes. A cartilha de 2025 enfatiza o cuidado com o uso de repertórios prontos ou genéricos, que não dialogam com o tema proposto, e destaca a importância da autoria, originalidade e clareza dos argumentos. Também orienta que cópias dos textos motivadores podem reduzir a nota da Competência II.

As regras que levam à nota zero seguem inalteradas. Serão anuladas as redações que apresentarem fuga total ao tema, desrespeito aos direitos humanos, uso de palavrões, desenhos ou trechos indevidos, ou que tenham menos de sete linhas.

Textos em branco, escritos em língua estrangeira ou com identificação do autor também recebem nota zero.

O Inep incluiu na cartilha exemplos comentados de redações que alcançaram notas altas em 2024, para ajudar os candidatos a compreenderem o que é esperado em termos de argumentação, coerência e repertório sociocultural.

As provas do Enem 2025 acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da COP30.

PUBLICIDADE