O Acre estará presente em um dos maiores eventos do setor cafeeiro do país, a Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O produtor Jorge Souza, responsável pelo café especial Raízes da Floresta, foi confirmado como um dos palestrantes do evento e levará a experiência da cafeicultura sustentável desenvolvida dentro da Reserva Chico Mendes.
Jorge Souza produz café dentro da Reserva Chico Mendes e utiliza técnicas voltadas à sustentabilidade/Foto: Cedida
Com o tema “Café e bioeconomia: novos caminhos para gerar valor com sustentabilidade”, a palestra de Jorge, programada para quinta-feira (6), abordará como a produção de café pode incorporar práticas sustentáveis e promover a preservação ambiental. “Quando decidi que queria trabalhar com café, comecei a estudar. Nosso trabalho tem se consolidado a cada ano. Já na nossa primeira safra, conseguimos exportar para os Estados Unidos e para a China. Por estarmos dentro da reserva, precisamos seguir o tripé da sustentabilidade, associando o ambiental, o econômico e o social”, afirmou o produtor.
Jorge e a esposa iniciaram o cultivo de café especial em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Desde então, o casal tem implantado um hectare por ano, recuperando áreas degradadas e fortalecendo o cultivo sustentável dentro da floresta. O trabalho do produtor acreano tem chamado a atenção pela combinação entre inovação, responsabilidade ambiental e valorização das comunidades locais.
A participação na SIC, segundo Jorge, é uma oportunidade de mostrar que é possível aliar produtividade e preservação. “Com a palestra na SIC, espero inspirar pessoas dentro e fora do país, mostrando que é possível produzir com qualidade, sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente. Eu costumo dizer que sou acreano do pé rachado. Para mim, é uma grande satisfação levar o nome do meu produto, da minha marca e do meu estado, e falar de uma história que está sendo construída, de um legado que, com certeza, vou deixar para as próximas gerações”, disse.
O Acre vem se destacando no cenário nacional da cafeicultura, com produtores ganhando visibilidade pela qualidade e sustentabilidade do grão. A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) tem atuado para garantir que cafeicultores acreanos sejam reconhecidos e valorizados pelo trabalho desenvolvido. Para viabilizar a participação na Semana Internacional do Café, o governo do estado firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fortalecendo o protagonismo dos produtores locais em eventos de alcance nacional.
Jorge espera ser um espelho para outros produtores do grão do estado/Foto: Reprodução
“Em 2024, tivemos o prazer de participar da SIC também e ficamos entre os 20 melhores cafés do Brasil. Espero, neste ano, aprender ainda mais, participar de alguns debates e, principalmente, aprender com as pessoas que vivem de fato essa cultura tão maravilhosa”, completou Jorge.
Durante os três dias de programação da Semana Internacional do Café, o público poderá acompanhar palestras, workshops, rodadas de negócios e competições de qualidade que destacam o potencial e a diversidade da cafeicultura brasileira. A agenda também contempla discussões sobre sustentabilidade, tecnologia, exportação e estratégias de valorização do produto nacional.
