Série do Globoplay faz homenagem a Chico Mendes em episódio: ‘Não morreu, virou semente’

Publicação sobre Aruanas ultrapassa 30 mil curtidas ao relembrar mártires da luta ambiental

Os perfis @culturasindigenas e @povos_originarios compartilharam, em colaboração, um trecho da série Aruanas, do Globoplay, que cita o líder acreano Chico Mendes e uma longa lista de militantes e defensores do meio ambiente assassinados no Brasil. A cena, de forte impacto emocional, viralizou nas redes sociais e já ultrapassa 30 mil curtidas e 250 mil visualizações.

Publicação sobre Aruanas ultrapassa 30 mil curtidas ao relembrar mártires da luta ambiental/Foto: Reprodução

Durante a cena, vários ativistas aparecem sendo presos e conduzidos por agentes de segurança. Mesmo algemados e filmados, eles mantêm a cabeça erguida e recitam, em voz firme, uma lista de militantes e defensores do meio ambiente assassinados no Brasil. A declaração funciona como um manifesto de resistência: “Do Brasil, a cada três dias um ativista é assassinado. Irmã do Ouro de Sangue, Valdemir Splander, Terezinha Rios Pedrosa. A gente segue essa luta com vocês. Francisca da Chaga Silva, Silvino Nunes Gouveia, Quente São de Sons, Antimilson Pereira dos Santos. A gente está com vocês. Luiz Vieira Lima, Cátia Martins, Luiz Carlos Bardot, Marielle Franco. José Claudio Ribeiro, Maria do Espírito Santo. Edilene Matheus Boto, Ana Cláudia Barros, Mauricélia da Silva Lins. Cacique Antônio José, Migue Claudino Ídola Eduardo, Diniz Barros, Rogênia Soares de Souza, Manuel Índio Arruda e Chico Mendes. Vocês não morreram. Vocês viraram sementes.”

Na legenda da publicação, os administradores ressaltam que Aruanas retrata a rotina de mulheres ativistas que enfrentam ameaças, pressões políticas e conflitos com grandes interesses econômicos. A série, segundo eles, conecta o público à realidade das pessoas que atuam na linha de frente da proteção ambiental no Brasil.

A viralização do vídeo mostra o impacto da produção e reacende o debate sobre a violência contra defensores ambientais, um problema que segue fazendo vítimas em todo o país.

PUBLICIDADE