O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 começou neste domingo (9) com a tradicional prova de redação, que neste ano trouxe o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais.
A proposta convida os participantes a discutir o envelhecimento populacional do país, um fenômeno que vem ganhando destaque nas últimas décadas com o aumento da expectativa de vida e a redução das taxas de natalidade. O tema exige dos candidatos uma análise crítica sobre as implicações sociais, econômicas e culturais desse processo, além de possíveis caminhos para garantir qualidade de vida e inclusão às pessoas idosas.
Tema da redação do Enem 2025 propôs reflexão sobre o envelhecimento na sociedade brasileira/Foto: Reprodução
Especialistas consideraram o assunto relevante e atual. O tema reflete a tendência do Enem de promover debates que envolvem cidadania, empatia e políticas públicas. Também reforça a importância de compreender o papel do envelhecimento como parte das transformações demográficas do Brasil.
Neste primeiro dia, os candidatos responderam ainda às provas de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas, além de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol).
O segundo dia de exame, marcado para o próximo domingo (16), terá questões de Matemática e Ciências da Natureza.
