Ícone do site ContilNet Notícias

Um dos destinos preferidos dos acreanos para morar entra em alerta vermelho com chegada de ciclone extratropical

Por Redação ContilNet

Santa Catarina entrou em estado de alerta vermelho com a aproximação de um ciclone extratropical, previsto para atingir o Estado entre a tarde de sexta-feira (7) e a madrugada de sábado (8). Segundo a Defesa Civil, diversas regiões estão sob risco alto e muito alto de temporais, ventos fortes e alagamentos.

O fenômeno climático ameaça mais de 100 cidades, com previsão de ventos intensos, chuvas fortes e riscos de alagamentos e deslizamentos nos próximos dias/Foto: Reprodução

Regiões mais ameaçadas

O fenômeno se forma entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, ganhando força ao avançar para o oceano. A previsão aponta maior intensidade no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Conforme o aviso oficial emitido na quinta-feira (6):

As rajadas de vento podem variar entre 70 e 90 km/h, com possibilidade de ultrapassar 100 km/h no Litoral Sul e Ilha de Santa Catarina. Em Florianópolis, há previsão de ventos fortes, mar extremamente agitado, ondas entre 4 e 5 metros e risco elevado à navegação.

O engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, alerta que “a ventania será mais forte entre a noite de sexta e a madrugada de sábado, especialmente entre o Sul e a Capital”.

Risco de estragos e cortes de energia

A Defesa Civil alerta para destelhamentos, quedas de árvores, postes, danos na rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas. A Celesc está com equipes de prontidão para possíveis interrupções de energia.

As instabilidades começam na manhã de sexta-feira na divisa com o Rio Grande do Sul, se intensificam ao longo da tarde e se espalham por Santa Catarina. O alerta vale das 14h de sexta (7) até 3h da madrugada de sábado (8).

Ações preventivas e recomendações

A Defesa Civil distribuiu lonas e materiais de apoio às prefeituras e ao Corpo de Bombeiros Militar, que seguem em estado de prontidão.

Recomendações à população:
• Buscar abrigo seguro, longe de janelas.
• Evitar ficar próximo de árvores, postes, muros e placas.
• Não atravessar áreas alagadas nem pontes submersas.
• Suspender navegação, especialmente no Litoral Sul e Ilha de Santa Catarina, entre sexta e sábado.

Fenômeno raro e perigoso

Segundo a Epagri/Ciram, este ciclone é incomum por se formar sobre o continente, o que o torna mais intenso e imprevisível.

Coutinho explica que ciclones extratropicais são comuns no mar, mas, por nascer em terra firme, este pode provocar chuva volumosa, granizo e ventos destrutivos.

O sistema deve se afastar do continente na noite de sábado, porém o vento forte e o frio intenso devem continuar no fim de semana. O período mais crítico será entre a noite de sexta e a manhã de sábado, quando o centro da baixa pressão deve passar próximo à costa catarinense, aumentando o risco de estragos nas regiões Sul e Leste do Estado.

Jornal Razão

Sair da versão mobile