Veja o momento exato em que tornado arranca casa do chão em Santa Catarina

Câmera de segurança registrou a força do fenômeno em segundos; moradores escaparam por pouco em Xanxerê

Imagens inéditas obtidas pelo Jornal Razão junto a Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira mostram o momento exato em que um tornado devastador atingiu a cidade, no Extremo Oeste de Santa Catarina, na tarde de sexta-feira (7).

Câmera de segurança registrou a força do fenômeno em segundos; moradores escaparam por pouco em Xanxerê/Foto: Reprodução

O vídeo, captado por uma câmera de segurança residencial, revela em detalhes a força destrutiva dos ventos que passaram a mais de 100 km/h, arrancando uma casa inteira do solo.

O relógio marcava 16h06 quando o vento começou a se intensificar. No início das imagens, brinquedos pendurados sob um telheiro balançam levemente. Em questão de segundos, o cenário muda completamente: as árvores se curvam, objetos começam a voar e, logo depois, a estrutura do telhado é arrancada.

Em poucos instantes, o que era apenas uma ventania se transforma em uma parede de poeira e destroços. Do outro lado da rua, a câmera flagra o momento em que uma residência é levada por completo, desaparecendo na força do redemoinho. Após menos de 20 segundos, o vento cessa — restando apenas silêncio e destruição.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o fenômeno foi confirmado como um tornado, um dos três registrados no estado durante a passagem do ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil. Além de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes também foram atingidos.

Em Dionísio Cerqueira, duas pessoas ficaram feridas, dezenas de casas foram destelhadas e o município decretou situação de emergência ainda na noite de sexta. A Escola Jacob Maran, no distrito de Jorge Lacerda, também foi fortemente danificada, mas todas as crianças foram salvas após professores colocarem os alunos embaixo das carteiras para se protegerem.

A Defesa Civil informou que os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos concentrados e severos, característicos de fenômenos dessa natureza. Em poucas quadras, o vento deixou rastros de destruição, com árvores arrancadas pela raiz, estruturas retorcidas e veículos atingidos.

O governador Jorginho Mello (PL) atendeu a todas as reivindicações feitas pela administração municipal. Ele visitou a cidade neste fim de semana e também anunciou a construção de salas-bunker nas escolas estaduais para proteger alunos e professores em futuros eventos climáticos extremos.

As análises meteorológicas apontam que os tornados foram resultado da formação de um ciclone extratropical próximo à costa catarinense, somado à passagem de uma frente fria que gerou instabilidade em todo o estado.

Jornal Razão

PUBLICIDADE