Vendaval atinge o Oeste de SC e deixa mais de 160 imóveis destruídos

Rajadas de vento superiores a 80 km/h provocaram caos em comunidade catarinense, com telhados arrancados, árvores tombadas e situação de emergência declarada

O sábado (8) começou com equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Ambiental mobilizadas em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, para reparar os estragos provocados pelo vendaval que atingiu o município na noite anterior. De acordo com o levantamento preliminar, mais de 160 residências e estabelecimentos comerciais foram danificados pelos fortes ventos, que causaram destelhamentos, quedas de árvores e postes, além de comprometer parte da rede elétrica.

Rajadas de vento superiores a 80 km/h provocaram caos em comunidade catarinense, com telhados arrancados, árvores tombadas e situação de emergência declarada/Foto: Reprodução

Os bairros Esportes, Colatto, Centro, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon e Vila Sésamo estão entre os mais afetados. Em várias localidades, moradores precisaram sair de casa às pressas por causa do risco de desabamento e foram atendidos por equipes de emergência.

Desde a noite de sexta-feira, o trabalho de limpeza e desobstrução das vias públicas ocorre de forma contínua. O Ecoparque Municipal também foi atingido e passa por recuperação. O reforço das equipes da Ambiental foi deslocado ainda nas primeiras horas da manhã deste sábado para agilizar o atendimento às famílias.

Cerca de 160 famílias procuraram o Corpo de Bombeiros para retirar lonas e cobrir os telhados danificados. Além disso, agentes comunitárias de saúde estão percorrendo os bairros para levantar informações sobre os moradores afetados.

A Defesa Civil realiza a distribuição de brasilites no pavilhão central do Parque da Femi, medida que faz parte da força-tarefa de reconstrução. Segundo o órgão, os trabalhos de limpeza e reparos devem continuar ao longo do fim de semana. Até o momento, não há registro de feridos.

Jornal Razão

PUBLICIDADE