Vice da CPMI do INSS: “Fui ameaçado para interromper as investigaçÔes”

Por MetrĂłpoles 05/11/2025

O vice-presidente da ComissĂŁo Parlamentar Mista de InquĂ©rito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), afirmou no X, nesta quarta-feira (5/11), apĂłs registrar boletim de ocorrĂȘncia, que sofreu ameaça para interromper as investigaçÔes no colegiado.

O parlamentar registrou ocorrĂȘncia contra o deputado estadual Edson AraĂșjo (PSB-MA), que teria ameaçado Duarte por meio de mensagens. AraĂșjo Ă© vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), entidade que estĂĄ entre as associaçÔes investigadas pela PolĂ­cia Federal na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano e que apura descontos irregulares em benefĂ­cios do INSS, entre 2019 e 2024.

“Quando assumi a vice-presidĂȘncia da CPMI do INSS, sabia que nĂŁo seria fĂĄcil enfrentar criminosos poderosos e de colarinho branco que roubam de pessoas em situação de vulnerabilidade. Nas Ășltimas horas, fui ameaçado e constrangido a interromper as investigaçÔes. JĂĄ registrei a ocorrĂȘncia na PolĂ­cia Legislativa Federal e estou requerendo proteção imediata para minha famĂ­lia”, disse.

Veja publicação:

Quando assumi a vice-presidĂȘncia da CPMI do INSS, sabia que nĂŁo seria fĂĄcil enfrentar criminosos poderosos e de colarinho branco que roubam de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nas Ășltimas horas, fui ameaçado e constrangido a interromper as investigaçÔes. JĂĄ registrei a


— Duarte Jr đŸ‡§đŸ‡· (@DuarteJr_) November 5, 2025

Segundo o boletim de ocorrĂȘncia, Edson AraĂșjo enviou uma mensagem com “ameaça de morte” ao parlamentar federal. A ameaça foi visualizada por Duarte nas dependĂȘncias da CĂąmara, o que coloca a investigação sob responsabilidade da PolĂ­cia Legislativa Federal.

O MetrĂłpoles teve acesso Ă s capturas de tela da conversa entre os dois. Em determinado momento, Edson AraĂșjo teria dito a Duarte Jr. que eles ainda “iriam se encontrar”. O deputado federal perguntou se aquilo era uma ameaça, e Edson afirmou que sim. Em seguida, o vice-presidente da CPMI do INSS perguntou o que AraĂșjo iria fazer, ao que ele respondeu: “VocĂȘ vai saber”.

Confira:

edson araujo14 imagensCapturas de tela da conversa que motivou o boletim de ocorrĂȘncia registrado por Duarte Jr. contra Edson AraĂșjoCapturas de tela da conversa que motivou o boletim de ocorrĂȘncia registrado por Duarte Jr. contra Edson AraĂșjoCapturas de tela da conversa que motivou o boletim de ocorrĂȘncia registrado por Duarte Jr. contra Edson AraĂșjoFechar modal.logo metropoles brancaedson araujo11 de 4

Capturas de tela da conversa que motivou o boletim de ocorrĂȘncia registrado por Duarte Jr. contra Edson AraĂșjo

Reproduçãoedson araujo22 de 4

Capturas de tela da conversa que motivou o boletim de ocorrĂȘncia registrado por Duarte Jr. contra Edson AraĂșjo

Reproduçãoedson araujo33 de 4

Capturas de tela da conversa que motivou o boletim de ocorrĂȘncia registrado por Duarte Jr. contra Edson AraĂșjo

Reproduçãoedson araujo44 de 4

Capturas de tela da conversa que motivou o boletim de ocorrĂȘncia registrado por Duarte Jr. contra Edson AraĂșjo

Reprodução

Farra no INSS

Leia também

Proteção e escolta para a família

Duarte Jr. pediu, também, ao presidente da Cùmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma escolta para ele e para a família.

“JĂĄ registrei a ocorrĂȘncia na PolĂ­cia Legislativa Federal e estou requerendo proteção imediata para minha famĂ­lia. Falo como pai, filho e marido. Porque, antes de ser deputado, sou um homem com uma famĂ­lia que merece viver em paz. E Ă© por eles que sigo firme”, escreveu no X.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.