Web Academy forma nova geração de profissionais de software no Acre

Projeto Web Academy alia prática, pesquisa e inovação, capacitando profissionais e fortalecendo o ecossistema tecnológico da região Norte

Criado a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Motorola, o projeto Web Academy pode ser considerada uma das principais iniciativas de capacitação em desenvolvimento de software da região Norte. Coordenado pelo doutor em Ciência da Computação, Daricélio Moreira Soares, o programa une ensino prático, pesquisa científica e inovação tecnológica, transformando a formação de estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação.

Daricélio explica que o Web Academy é um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito da Lei de Informática, financiado pela Motorola. O principal objetivo é capacitar recursos humanos na área de desenvolvimento web full Stack, aliando teoria e prática com metodologias ágeis e foco em desafios reais.

Projeto Web Academy alia prática, pesquisa e inovação, capacitando profissionais e fortalecendo o ecossistema tecnológico da região Norte/Foto: Cedida

“O projeto surgiu no contexto pós-pandemia, quando houve uma descentralização dos recursos da Lei de Informática, saindo da região metropolitana de Manaus. A Motorola nos procurou porque éramos o único estado fora a UFAM com programa de mestrado ativo na área”, explicou o coordenador.

 

Formação prática e foco no mercado

A capacitação é estruturada nos módulos básico, intermediário e avançado, e usa o formato hands-on, que coloca o aluno no centro da prática profissional. Divididos em equipes, os participantes simulam o ambiente real da indústria, enfrentando problemas propostos por clientes reais, como a própria Motorola, a UFAC e órgãos públicos acreanos, como a Sefaz, Polícia Civil, Secretaria de Agricultura e Secretaria dos Povos Indígenas.

Iniciativa desenvolvida com a UFAC já formou 149 alunos e leva ensino prático de desenvolvimento web para o interior do estado/Foto: Cedida

Os alunos desenvolvem tanto hard skills, como programação em Java e uso de frameworks, quanto soft skills, como comunicação, resolução de conflitos e gerenciamento de tempo. Ao final, estão aptos a atuar em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de software.

 

Impacto acadêmico e profissional

Em pouco tempo de execução, o Web Academy já formou 149 alunos em seis turmas, e outras duas estão em andamento, com conclusão prevista para março de 2026.

Pedro Moreira, formado em Publicidade e Propaganda, conta que ficou sabendo do curso através de indicação de turmas anteriores e afirma: Normalmente, os cursos de graduação da área de tecnologia mostram apenas o básico das linguagens de programação. Devido isso, eu, particularmente, senti que com apenas o conhecimento adquirido na faculdade dificilmente eu conseguiria um emprego na área”

Web Academy integra indústria e academia com foco em capacitação prática e inserção de alunos no mercado de trabalho/Foto: Cedida

Para ele, a WebAcademy consegue unir o conceitual ao prático. “Lá nós conseguimos ter um panorama de como é desenvolver uma aplicação minimamente profissional” explica.

Além disso, o impacto pode ser visto em outras diversas frentes, como redução da evasão nos cursos de graduação da UFAC, melhoria no desempenho acadêmico e inserção precoce dos alunos no mercado de trabalho.

Iniciativa reduz evasão nos cursos de graduação da UFAC/Foto: Cedida

“Temos casos de alunos que foram contratados pela própria Motorola ou por empresas de fora do estado, mas que continuam residindo no Acre, trabalhando de forma remota. Outros criaram startups e seguem desenvolvendo soluções locais”, destacou Daricélio. O projeto também tem gerado publicações científicas e fortalecido o ecossistema de inovação tecnológica do estado.

 

Estrutura moderna e expansão

Com os resultados positivos, o Web Academy ganhou um espaço próprio dentro da UFAC, equipado com laboratórios de ensino e prática, ambiente colaborativo, estúdio de produção audiovisual, computadores modernos e telas interativas. O local também dá suporte à nova frente do projeto, que busca levar a capacitação aos municípios do interior do Acre por meio do ensino a distância (EAD).

A parceria com a Motorola é histórica por ser a primeira empresa privada a financiar um projeto de pesquisa e inovação dentro da área da informática na UFAC. Não somente este projeto, apoiando também os programas Pavic, voltado à inteligência computacional, e IArtes, de especialização em engenharia de testes de software com uso de inteligência artificial.

A parceria com a Motorola é histórica por ser a primeira empresa privada a financiar um projeto de pesquisa e inovação dentro da área da informática na UFAC/Foto: Cedida

Para o coordenador, o Web Academy representa mais do que uma formação técnica: é uma ponte entre a universidade, o mercado e a inovação. “Estamos reduzindo a distância entre o que a academia ensina e o que o mercado realmente precisa. E o Acre passa a ser reconhecido como um polo emergente de tecnologia e desenvolvimento de software no país”, concluiu.

 

PUBLICIDADE