Ícone do site ContilNet Notícias

14% dos bolsonaristas se dizem de esquerda, e 34% dos petistas afirmam ser de direita, diz Datafolha

Por Bacci Notícias

14%-dos-bolsonaristas-se-dizem-de-esquerda,-e-34%-dos-petistas-afirmam-ser-de-direita,-diz-datafolha

14% dos bolsonaristas se dizem de esquerda, e 34% dos petistas afirmam ser de direita, diz Datafolha

Uma sondagem divulgada pelo instituto Datafolha revelou um cruzamento curioso entre identidade partidária e posicionamento ideológico no Brasil. Segundo o levantamento, 34% dos eleitores que se dizem petistas afirmam se identificar com a direita ou o centro-direita. No sentido inverso, 14% dos entrevistados que se declaram bolsonaristas dizem se posicionar à esquerda ou ao centro-esquerda.

Entre os apoiadores do PT, 47% se classificam como de esquerda ou centro-esquerda, enquanto 9% se veem como de centro. Outros 9% não souberam apontar uma posição. Já no grupo bolsonarista, 76% se identificam com a direita ou centro-direita, 8% se colocam no centro e 2% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, ouvindo 2.002 eleitores em 113 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os resultados surgem a partir do cruzamento de duas perguntas. Na primeira, os entrevistados foram convidados a se posicionar em uma escala ideológica de 1 a 7, em que 1 representa a extrema esquerda e 7 a extrema direita. As respostas foram agrupadas da seguinte forma: 1 e 2 (esquerda), 3 (centro-esquerda), 4 (centro), 5 (centro-direita) e 6 e 7 (direita).

Com base nesse critério, 35% dos brasileiros se colocam à direita, enquanto 22% se dizem de esquerda. Outros 17% afirmam ser de centro, 11% de centro-direita e 7% de centro-esquerda. Já 8% não souberam responder.

Na segunda etapa, o instituto pediu que os entrevistados se posicionassem em uma escala de 1 a 5, em que 1 representa bolsonarista e 5 petista. Quem marcou 1 ou 2 foi classificado como apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto respostas 4 ou 5 indicaram simpatia pelo PT. Os que escolheram o número 3 foram considerados neutros.

De acordo com essa classificação, 40% se identificam como petistas e 34% como bolsonaristas. Outros 18% se dizem neutros, 6% afirmaram não apoiar nenhum dos dois lados e 1% não soube responder.

Sair da versão mobile