O litoral paulista registra, atualmente, 23 praias impróprias para banho, segundo o último boletim divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O levantamento foi realizado na segunda-feira (22) e monitora, ao todo, 175 praias localizadas nos litorais norte e sul do estado.
De acordo com a Cetesb, mais de dez municípios são analisados semanalmente. Nesta atualização, a Baixada Santista e o litoral sul concentram a maior parte das praias com qualidade da água considerada inadequada. Apenas em Santos e Praia Grande, dez praias aparecem na lista de impróprias.
A classificação leva em conta a presença de bactérias acima dos níveis permitidos, situação geralmente agravada por chuvas intensas, descarte irregular de esgoto e aumento da ocupação urbana. A recomendação é evitar o banho de mar nessas áreas, principalmente crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.
A próxima atualização do boletim da Cetesb está prevista para a próxima segunda-feira (29), podendo alterar o número de praias impróprias conforme novas análises sejam realizadas.
Lista completa de praias impróprias para banho:
Litoral Norte
- Ubatuba: Itaguá
- São Sebastião: São Francisco
- Caraguatatuba: Indaiá
- Ilhabela: Itaquanduba, Portinho
Litoral Sul / Baixada Santista
- Guarujá: Enseada (Avenida Santa Maria)
- Santos:
- Ponta da Praia
- Aparecida
- Embaré
- Boqueirão
- Gonzaga
- José Menino (Rua Olavo Bilac)
- Praia Grande:
- Canto do Forte
- Vila Mirim
- Maracanã
- Jardim Solemar
- Itanhaém: Jardim Cibratel
- São Vicente:
- Praia da Divisa
- Milionários
- Gonzaguinha
- Prainha
- Peruíbe: Balneário São João Batista

