Ícone do site ContilNet Notícias

Acre anuncia expansão da educação em tempo integral com 25 novas escolas a partir de 2026

Por Redação ContilNet

O governo do Acre ampliará a oferta de educação em tempo integral a partir de 2026 com a integralização de 25 novas escolas da rede estadual. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) pelo titular da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Aberson Carvalho, durante reunião híbrida com gestores de Rio Branco e do interior.

Plano da SEE prevê cerca de 6 mil novas vagas em tempo integral a partir de 2026. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com o secretário, a escolha das unidades ocorreu com base na estrutura física, potencial pedagógico e indicadores educacionais. “Essas escolas foram selecionadas de acordo com o potencial que cada uma apresenta. Sabemos que a escola integral é sinônimo de qualidade, porque os números comprovam. Hoje, os nossos maiores Idebs, exceto das escolas militares, são das unidades em tempo integral”, afirmou.

Carvalho destacou ainda que o Acre terá, pela primeira vez, escolas integrais no campo. “O aluno que mora na zona rural, nas águas e nas florestas, tem o mesmo direito de aprendizagem que o aluno da cidade. Essa expansão representa equidade e compromisso com todos os territórios do estado”, disse.

Atualmente, o Acre possui 36 escolas integrais. Com a ampliação, serão criadas cerca de 6 mil novas vagas em jornada ampliada. No modelo integral, os estudantes passam de quatro para sete horas diárias de atividades, totalizando 35 horas semanais, distribuídas entre currículo regular, oficinas e reforço pedagógico.

A diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza, destacou que a mudança exige preparação gradual. “Envolve infraestrutura, recursos humanos e organização pedagógica. Vamos realizar tudo de forma planejada, garantindo segurança e boas condições para toda a comunidade escolar”, explicou.

Gestores também veem a mudança como avanço. Adriana Lima, da Escola Samuel Barreira, disse que a integralização traz oportunidades. “A escola integral traz segurança, aprendizagem e oportunidade. É melhor que estejam na escola aprendendo do que expostas a riscos na rua”, afirmou.

Entre as unidades que passam a operar em tempo integral está a Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan, em Acrelândia, voltada ao ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária. A instituição recebe estudantes de diferentes municípios, como Plácido de Castro, Rio Branco, Porto Acre e Lábrea (AM).

A SEE também planeja implantar uma escola técnica na Reserva Extrativista Chico Mendes, seguindo o mesmo modelo de formação adotado pela Jean Pierre Mingan, com foco na floresta. A unidade funcionará a partir da ampliação da atual Escola Rural de Ensino Fundamental e Médio União.

Rio Branco 
Universo Infantil; Georgete Eluan Kalume; Josué Fernandes; Luiza Batista; Samuel Barreira; Oscar Felício; Madre Hildebranda; Almada Brito; Francisco Salgado Filho; Jorge Kalume; Frei Heitor Maria Turrini; Lindaura Martins Leitão; João Kubitschek; Tufi Asmar; Professor Antônio de Barros Freire.

Cruzeiro do Sul 
Beija Flor; Oscar Felício; Áurea Pires Montes de Souza; Professora Terezinha Migueis; Plácido de Castro; Absolon Moreira; Augusto Severo; Manoel Braz de Melo; Marcilino Nunes Ribeiro II.

Acrelândia 
Família Agrícola Jean Pierre Mingan.

Com a expansão, o governo pretende iniciar 2026 com todas as escolas anunciadas funcionando em tempo integral, abrangendo desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio.

Sair da versão mobile