O Acre registrou, em 2024, a maior redução proporcional no número de nascimentos entre todas as unidades da federação, segundo as Estatísticas do Registro Civil divulgadas nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado teve uma queda de 8,7% nos registros de nascidos vivos, superando todos os demais, inclusive Rondônia, que aparece logo em seguida com retração de 8,6%.
O levantamento mostra que o Brasil vive um movimento contínuo de queda na natalidade. Somente no ano passado, o país contabilizou quase 2,4 milhões de nascidos vivos, número 5,8% menor que o registrado em 2023. Essa é a maior redução percentual em um único ano desde o início do recorte detalhado pelo IBGE, em 2004, e representa também o menor volume absoluto de nascimentos nesse período.

Acre lidera maior queda de nascimentos do Brasil e acende alerta demográfico, diz IBGE/Foto: Reprodução
O conjunto de dados reforça uma tendência que já dura seis anos consecutivos. O declínio começou em 2019, ainda antes da pandemia, e vem se intensificando. Em números absolutos, o Brasil deixou de registrar 146,4 mil nascimentos entre 2023 e 2024.
Embora a queda tenha sido generalizada, atingindo todos os estados, o Acre aparece de forma destacada. O percentual de redução é bem superior à média nacional e evidencia um fenômeno demográfico que chama atenção de especialistas: famílias cada vez menores, envelhecimento populacional acelerado e mudanças no comportamento reprodutivo.
Outros estados que também registraram quedas mais intensas que a média foram São Paulo (-6,5%) e Pará (-6,1%). Na outra ponta, Paraíba (-1,9%) e Alagoas (-2,4%) tiveram as retrações mais tímidas do país.
Os dados integram as Estatísticas do Registro Civil, estudo que reúne informações de cartórios desde 1974. A comparação histórica, no entanto, considera principalmente os últimos 20 anos, devido à mudança metodológica implantada em 2003, quando os registros feitos até o primeiro trimestre do ano seguinte passaram a contar no total do período analisado.
