Ícone do site ContilNet Notícias

Advogado de Trump diz que Brasil sinalizou recuo em “censura” após retirada de sanções

Por Redação

trump-se-manifesta-apos-ligacao-com-lula:-“gosto-dele”

Trump se manifesta após ligação com Lula: “Gosto dele”

O advogado Martín De Luca, que representa a Trump Media e a plataforma Rumble, afirmou que autoridades brasileiras sinalizaram aos Estados Unidos disposição para recuar em práticas que ele classifica como “censura” e “lawfare”. A declaração foi feita após o governo norte-americano retirar, nesta sexta-feira (12), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky.

À frente de processos contra Moraes na Justiça americana, De Luca minimizou o encerramento das sanções e disse que elas nunca foram um fim em si mesmas, mas um instrumento de pressão política e institucional.

Reprodução

“Sanções são uma forma de pressão para produzir mudanças. As autoridades brasileiras vêm tentando negociar com seus interlocutores nos Estados Unidos, e algumas decisões recentes foram sinais visíveis dessa disposição”, afirmou o advogado em mensagem enviada à CNN Brasil.

Entre os exemplos citados, De Luca mencionou a aprovação, nesta semana, pela Câmara dos Deputados, do chamado PL da Dosimetria, que prevê redução de penas para o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pela tentativa de golpe de Estado.

Segundo ele, a retirada das sanções não altera o foco das ações judiciais movidas nos Estados Unidos. “Nosso foco permanece na reversão das medidas de censura que despertaram ampla preocupação nos Estados Unidos”, declarou.

O advogado concluiu dizendo que os próximos passos dependerão de como o Brasil irá conduzir essa possível mudança de postura. “Esperamos e acreditamos que as autoridades brasileiras cumpram os compromissos que assumiram”, finalizou.

Fonte: CNN Brasil

Redigido por ContilNet

Sair da versão mobile