Conhecido por criar o projeto âFavela Foreverâ, que busca defender vĂtimas de acusaçÔes injustas, o advogado Ewerton Carvalho denunciou um caso de violĂȘncia domĂ©stica e tentativa de feminicĂdio nesse sĂĄbado (27/12) em Ferraz de Vasconcelos, regiĂŁo metropolitana de SĂŁo Paulo.
âPara que a tentativa de feminicĂdio nĂŁo se concretize, optei por fazer essa denĂșncia pĂșblica, e a minha irmĂŁ tambĂ©m optou por fazer essa denĂșncia pĂșblica, e nĂŁo se calar frente a essa violĂȘncia que massacra milhares de mulheres nesse paĂs, todos os anosâ, afirmou ele no vĂdeo publicado nas redes sociais.
Ao MetrĂłpoles, o advogado contou que a irmĂŁ, Karina Carvalho, conhecida nas redes sociais como Lady Vamp, estava em uma festa familiar na casa de uma amiga na sexta-feira (26/12). O acusado, identificado como o tatuador VenĂąncio Augusto Andreotti, teria ingerido bebida alcoĂłlica e afirmado que a mulher estava se insinuando para outros homens da festa.
Â
Ver essa foto no Instagram
Â
Um post compartilhado por Ewerton Carvalho (@advogadoewerton)
ApĂłs uma confusĂŁo, a dupla foi expulsa da festa e o suspeito teria depredado um ponto de tĂĄxi na rua. As agressĂ”es ocorreram quando eles voltaram para casa. âEsse verme tentou acabar com o rosto da minha irmĂŁ, quebrou o dente da minha irmĂŁ. Se ela nĂŁo tivesse se defendido, teria sido pior, ele teria arrebentado a minha irmĂŁâ, afirmou Ewerton.
Recorde de feminicĂdios em SP
- A cidade de SĂŁo Paulo registrou recorde no nĂșmero de feminicĂdios em 2025: foram 53 casos entre janeiro e outubro. Mesmo sem as ocorrĂȘncias de novembro e dezembro, o nĂșmero Ă© o maior desde 2015, quando a sĂ©rie histĂłrica foi iniciada.
- Os dados sĂŁo disponibilizados pela Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP) a partir de registros policiais em que o agravante de feminicĂdio foi incluĂdo no boletim de ocorrĂȘncia.
- Em todo o estado, foram 207 casos registrados entre janeiro e outubro. AlĂ©m dos 53 casos na capital, foram 101 ocorrĂȘncias no interior e 40 na regiĂŁo metropolitana â excluĂdos os dados do municĂpio de SĂŁo Paulo.
- O aumento Ă© de 8% no comparativo com o mesmo perĂodo de 2024, quando o estado contabilizou 191 casos.
O advogado explicou que fez a denĂșncia nas redes sociais logo apĂłs o registro do boletim de ocorrĂȘncia com objetivo de proteger a irmĂŁ. âA gente vĂȘ muitas mulheres morrendo abraçadas com medidas protetivas. Eu imediatamente pensei em expĂŽr o caso o mais rĂĄpido possĂvel, para poder, de alguma forma, proteger ela enquanto vĂtima. Para que o agressor se sinta acuado em fazer qualquer coisa contra ela. Decidi fazer aquele vĂdeo para que as pessoas pudessem saber de tudo e tambĂ©m incentivar que outras possĂveis vĂtimas aparecessem.â
Leia também
-
Morta arrastada: enterro de Tainara vira ato contra feminicĂdio
-
MPF apura suposta omissĂŁo do governo de SP diante de feminicĂdios
-
Lula sobre combate aos feminicĂdios: âEssa luta Ă© para nĂłs, homensâ
-
FeminicĂdio: cidade de SĂŁo Paulo bate recorde de casos em 2025
ApĂłs o vĂdeo, o suspeito teria ligado para a famĂlia, chorado e afirmado que nĂŁo lembrava do que tinha acontecido.
âVivemos em um paĂs onde o criminoso se sente Ă vontade para andar solto e seguir cometendo ameaças, perseguindo as vĂtimas. Quando a gente traz o rosto de um criminoso desse tipo, para as pessoas saberem quem Ă© e tudo o que aconteceu, de alguma forma a gente consegue ter essa combatividade imediata atĂ© que as autoridades façam alguma coisa por essa mulher. A oficinal de justiça jĂĄ entregou a notificação. Isso nĂŁo Ă© garantia de nada, mas minha irmĂŁ estĂĄ amparada e estamos fazendo o possĂvel juridicamenteâ.
A reportagem não localizou a defesa de Venùncio Augusto Andreotti. O espaço segue aberto para manifestaçÔes.

