Ícone do site ContilNet Notícias

Alerta! Fiocruz aponta aumento da circulação da Influenza A H3 no Acre; saiba mais

Por Vitor Paiva, ContilNet

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta aumento na positividade dos exames para o subtipo Influenza A H3 sazonal no Acre, indicando maior circulação do vírus no estado. As informações constam no boletim InfoGripe, que monitora a evolução das síndromes respiratórias no país.

Dados estão no boletim da FioCruz/Foto: Reprodução

De acordo com o boletim, as estimativas são realizadas com base nos dados de notificação das três últimas semanas para análises de curto prazo e das seis últimas semanas para projeções de longo prazo.

Sobre esse processo, a técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Anub Martins, explicou que “os dados têm um período estimado de 10 a 14 dias para serem inseridos no sistema Sivep-Gripe, utilizando o método de nowcasting, que estima o estado presente ou passado de um indicador”.

Na avaliação da Sesacre, os dados do sistema em tempo real indicam um aumento discreto nos atendimentos por síndrome gripal nas três unidades sentinelas do estado.

Segundo Anub Martins, “o cenário é esperado para este período do ano”, considerando o comportamento sazonal das doenças respiratórias.

Em relação aos vírus identificados, a técnica destacou que “o rinovírus apresenta a maior incidência de casos, seguido do Sars-CoV-2”.

Sobre a Influenza A H3 sazonal, ela ressaltou que “ainda há poucos casos identificados, porém estamos entrando no período de sazonalidade da influenza no estado”, o que pode resultar em um aumento da circulação do vírus nas próximas semanas.

Sair da versão mobile