O sorteio da Copa do Mundo de 2026 está sendo realizado na tarde desta sexta-feira (05/12) em Washington D.C., nos Estados Unidos. Com isso, a Seleção Brasileira conhece seu caminho na primeira fase do Mundial. O Brasil foi sorteado no Grupo C. A segunda seleção sorteada foi o Marrocos, a terceira foi a Escócia. O adversário selecionado foi o Haiti.
Com isso, as datas dos jogos do Brasil serão:
- 1ª rodada – 13 de junho (sábado) – Brasil x Marrocos – Boston ou Nova Iorque
- 2ª rodada – 19 de junho (sexta-feira) – Brasil x Haiti – Boston ou Filadélfia
- 3ª rodada – 24 de junho (quarta-feira) – Escócia x Brasil – Atlanta ou Miami
A Seleção Brasileira já sabe que pode jogar nas cidades de BOSTON, NEW JERSEY, FILADÉLFIA, ATLANTA ou MIAMI. A FIFA ainda irá divulgar a tabela a final com datas e locais neste sábado (06/12)
No grupo C, o Brasil cruza com o Grupo F (Holanda e Japão) na fase de 16 avos. Nas oitavas de final, o Brasil pode encarar o vencedor do cruzamento do grupo A (México) com o grupo L (Inglaterra) se passar em primeiro.
Veja as fotos
Os grupos da Copa do Mundo
GRUPO A
- México
- África do Sul
- Coreia do Sul
- Repescagem Europa D (Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda)
GRUPO B
- Canadá
- Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia Herzegovina)
- Qatar
- Suíça
GRUPO C
- Brasil
- Marrocos
- Haiti
- Escócia
GRUPO D
- Estados Unidos
- Paraguai
- Austrália
- Repescagem Europa 3 (Turquia, Eslováquia, Kosovo ou Romênia)
GRUPO E
- Alemanha
- Curaçao
- Costa do Marfim
- Equador
GRUPO F
- Países Baixos
- Japão
- Repescagem Europa C (Ucrânia, Albânia, Suécia ou Polônia)
- Tunísia
GRUPO G
- Bélgica
- Egito
- Irã
- Nova Zelândia
GRUPO H
- Espanha
- Cabo Verde
- Arábia Saudita
- Uruguai
GRUPO I
- França
- Senegal
- Repescagem FIFA B (Bolívia, Suriname ou Iraque)
- Noruega
GRUPO J
- Argentina
- Argélia
- Áustria
- Jordânia
GRUPO K
- Portugal
- Repescagem FIFA A (Nova Cadelônia, Jamaica ou RD Congo)
- Uzbequistão
- Colômbia
GRUPO L
- Inglaterra
- Croácia
- Gana
- Panamá
Copa do Mundo terá 48 Seleções pela primeira vez
A Copa do Mundo de 2026 marca a mudança no modelo histórico de 32 seleções. No próximo ano, o mundial passa a contar com 48 seleções que serão divididas em 12 grupos. O formato também significará em uma mudança de formato. A seleção que quiser se sagrar campeã mundial, terá que jogar 8 partidas, sendo três da fase de grupos e cinco jogos na fase de mata mata.
Vale destacar que é um aumento em relação às edições anteriores, as quais as seleções jogavam apenas sete jogos para se sagrar campeãs. A partida que será acrescentada fará parte da nova fase de mata mata, com as 32 seleções classificadas na fase de grupos (1º e 2º colocados dos 12 grupos + os 8 melhores 3º colocados).
Além disso, a Copa do Mundo será a mais longa da história com quase 40 dias de duração. As 104 partidas serão disputadas entre 11 de junho e 19 de julho de 2026. O Mundial também será o primeiro disputado em três países: Estados Unidos; México e Canadá.
Apesar do sorteio ter sido hoje, algumas vagas ainda estão em disputa
Mesmo com o sorteio sendo realizado no dia de hoje, seis vagas para a Copa do Mundo ainda estão em aberto. Isso acontece pois confrontos de repescagens serão feitos no primeiro semestre de 2026.
Quatro times virão da repescagem europeia e mais dois da repescagem internacional.
16 seleções da Europa disputam 4 vagas:
Chave A
Itália x Irlanda do Norte
País de Gales x Bósnia
Chave B
Ucrânia x Suécia
Polônia x Albânia
Chave C
Turquia x Romênia
Eslováquia x Kosovo
Chave D
Dinamarca x Macedônia do Norte
República Tcheca x Irlanda
Já na repescagem Mundial, seis seleções de todos os demais continentes lutam por duas vagas dividos em duas chaves diferentes:
Chave 1
Semifinal: Jamaica (Concacaf) x Nova Caledônia (OFC)
Final: RD Congo (CAF) x Vencedor 1
Chave 2
Semifinal 2: Bolívia (CONMEBOL) x Suriname (Concacaf)
Final 2: Iraque (AFC) x Vencedor 2
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

