Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

Por: AgĆŖncia Brasil Publicado: 03/12/2025


Logo AgĆŖncia Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que isenta do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores ( IPVA) os veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. O texto, do Senado, foi aprovado em dois turnos nessa terça-feira (2) e segue para promulgação.Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anosCâmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

No primeiro turno, foram 412 votos a favor e 4 contrƔrios. No segundo, 397 votos a favor e 3 contra.

NotĆ­cias relacionadas:

A PEC 72/23 prevê a isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos. Na prÔtica, a mudança proíbe a cobrança do imposto nesses casos, concedendo a chamada imunidade tributÔria. A medida não se aplica a micro-Ónibus, Ónibus, reboques e semirreboques.

Segundo o relator na comissão especial que analisou a proposta, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a PEC harmoniza a legislação nacional com a prÔtica de estados que jÔ não cobram IPVA de veículos antigos.

ā€œA proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que jĆ” Ć© adotada por vĆ”rios estados, evitando diferenƧas na cobranƧa do impostoā€, disse Pettersen.

A medida deve impactar principalmente estados que ainda não oferecem o benefício, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Reforma tributƔria

As imunidades tributÔrias do IPVA não existiam na Constituição Federal antes da aprovação da última reforma tributÔria (Emenda Constitucional 132, de 2023).

Com a reforma, a cobranƧa do IPVA foi ampliada para alcanƧar veƭculos aƩreos e aquƔticos, mas alguns deles ganharam imunidade tributƔria.

Atualmente, a Constituição Federal isenta de IPVA:

aeronaves agrƭcolas e de operadores certificados para serviƧos aƩreos a terceiros;

embarcaƧƵes de empresas autorizadas para transporte aquaviƔrio;

pessoas ou empresas que praticam pesca industrial, artesanal, cientĆ­fica ou de subsistĆŖncia;

plataformas móveis em Ôguas territoriais e zonas econÓmicas exclusivas com fins econÓmicos (petróleo e gÔs); e

tratores e mƔquinas agrƭcolas.

Debate em plenƔrio

Durante o debate em plenÔrio, o relator da proposta, deputado Euclydes Pettersen, defendeu federalizar a isenção do IPVA.

“Estamos retirando esse tributo para as pessoas que jĆ” pagaram outro carro por meioĀ do imposto”, disse ele, ao citar o cĆ”lculo do pagamento do IPVA ao longo de duas dĆ©cadas.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) lembrou que muitos estados jĆ” garantem a isenção. “O MaranhĆ£o mesmo beneficia vĆ”rios automóveis utilizados por pequenos produtores rurais, como as caminhonetes D20 e C10”, afirmou.

Para o deputado Domingos SĆ”vio (PL-MG), o projeto beneficia cidadĆ£os mais humildes e sem condiƧƵes de comprar carros novos. “Se nĆ£o pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em todas as condiƧƵes de funcionar bem”, disse.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.