CCJ do Senado aprova proposta que extingue jornada 6×1

Por Bacci Notícias 10/12/2025

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) uma proposta de emenda à Constituição que acaba com a jornada de trabalho 6×1 no país. O texto estabelece que todo trabalhador tenha repouso semanal remunerado de, no mínimo, dois dias, preferencialmente aos sábados e domingos.

Com a aprovação na comissão, a PEC segue agora para análise do plenário do Senado, onde precisará ser votada em dois turnos. Caso aprovada, a medida altera diretamente modelos de escala adotados por diversos setores, especialmente comércio e serviços.

A proposta ainda não detalha como será feita a adaptação das empresas que utilizam o sistema 6×1 — no qual o empregado trabalha seis dias consecutivos e folga apenas um. Segundo senadores que apoiam a medida, a mudança busca ampliar o bem-estar, reduzir doenças ocupacionais e alinhar o país a práticas trabalhistas adotadas em outras nações.

Leia mais:

  • Ministro de Lula ataca Tarcísio de Freitas: ‘Abandonou SP para cuidar de Bolsonaro’
  • Eduardo Bolsonaro detona Tarcísio e dispara: ‘é o cara que o Moraes quer’
  • Brasil do Norte x Brasil do Sul: deputado defende divisão do país em dois

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.