A quarta-feira (24) será de tempo instável em todo o Acre, com predominância de muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ocorrer de forma intensa em diversas regiões do estado. A previsão é do meteorologista Davi Friale, que alerta para volumes elevados de chuva, especialmente no leste e sul acreano.
Previsão é do meteorologista Davi Friale/Foto: Reprodução
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e possibilidade muito alta de temporais. As temperaturas ficam mais amenas ao longo do dia, variando entre 20 °C e 27 °C, enquanto a umidade relativa do ar permanece elevada, podendo atingir 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.
Já no centro e oeste do estado, que incluem Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será de calor abafado, intercalado por períodos de sol, muitas nuvens e chuvas pontuais, que também podem ser intensas em alguns momentos. Nessas regiões, a probabilidade de chuva forte é considerada média, com temperaturas máximas chegando a 32 °C.
De acordo com a previsão, o padrão de instabilidade não se restringe ao Acre. O mesmo sistema climático atua sobre o sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas da Bolívia e do Peru, onde também há risco de chuva forte a muito forte.
O meteorologista orienta atenção redobrada para áreas urbanas e ribeirinhas, devido ao risco de alagamentos pontuais, enxurradas e transtornos causados pelo excesso de chuva ao longo do dia.
