O senador Alan Rick, o ex-jogador Léo Moura, representantes da Federação Acreana de Futebol e olheiros do Athletico Paranaense, Vitória-BA e Instituto Léo Moura participaram da abertura da maior peneira de futebol já organizada no Acre, no Estádio O Tonicão, em Rio Branco, nesta quinta-feira (4). O evento reúne mais de 800 atletas de 32 escolinhas das categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, avaliados por profissionais dos clubes convidados.
A iniciativa integra o projeto Escolinhas do Léo Moura, mantido no Acre com apoio de emendas parlamentares destinadas à instalação e funcionamento dos núcleos esportivos. Participam jovens de Xapuri, Assis Brasil, Acrelândia, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rio Branco, Porto Acre e Feijó.
Durante o lançamento, o senador Alan Rick declarou que sempre teve relação próxima com o esporte. “Eu, futebol, sempre amei o esporte. Eu fui, graças a Deus, uma criança, um adolescente que jogou muita pelada na rua”, afirmou. Ele destacou que o objetivo do projeto vai além do desempenho esportivo. “A escolinha não é só a diversão e o futebol, é a formação de cidadãos”.
O senador também agradeceu a parceria que possibilitou a realização da peneira. “Quero agradecer ao querido Adem Araújo, nosso presidente da federação, que disponibilizou aqui o Tonicão para essa grande peneira”.
Rick ainda reforçou a presença de clubes e instituições no processo seletivo.
“Os olheiros do Vitória, do Athletico Paranaense, do Instituto Léo Moura e o próprio Léo também vão dedicar um tempo pra dar uma olhada nessa meninada”, afirmou. Ele disse que novos eventos devem ocorrer. “A gente quer fazer sempre esse evento trazendo olheiros de grandes times pra descobrir grandes talentos do Acre”.
O ex-jogador Léo Moura também comentou sobre a iniciativa. “Estou muito feliz de estar aqui no Acre, na minha casa, e acho que não só eu, mas os times estão podendo trazer essa oportunidade. Porque eu sei o que esses meninos estão passando na cabeça deles, porque já aconteceu comigo também na minha infância, ver como uma oportunidade de ingressar no futebol”, afirmou.
Moura destacou o impacto da ação. “Hoje a gente está aqui junto mais uma vez, trazendo esperança, sonhos, e eu tenho certeza que daqui vão sair futuros craques”.
Ele comentou ainda sobre o trabalho social desenvolvido. “O Instituto Léo Moura continua aí trabalhando com essas crianças. Cada vez mais que a gente traz oportunidades, mais jovens vão sair daquele caminho que a gente não quer que eles sigam. O esporte e o futebol transformam a vida, então é isso que a gente quer fazer aqui”.
A representante da Federação Acreana de Futebol, Gelly Costa, afirmou que ações como a peneira têm impacto social. “Essa peneira tira crianças de muitos lugares, do vício, da droga, e essa ação é muito importante para a sociedade”, disse.
Ela ressaltou o potencial dos participantes: “Daqui vai sair, com certeza, grandes futuros jogadores”. Gelly citou exemplos de atletas acreanos com projeção nacional.
“Temos vários jogadores, mas o importante frisar é o próprio Everton, que chegou aonde chegou”.
O olheiro do Vitória-BA, César Souza, comentou sobre os critérios de avaliação. “O que a gente olha são as características que o Vitória pede, que é um jogador aguerrido, que vai fazer um jogo bem apoiado, um jogo determinado”, afirmou.
Ele explicou o procedimento após a escolha dos atletas. “A gente entra em contato com a organização, e esses atletas são convidados a ir para Salvador para fazer uma semana de avaliação no nosso clube”.
Souza agradeceu pela oportunidade de participar da atividade. “Queria agradecer ao senador Alan que nos trouxe para cá, com essa grande festa”.
O representante do Athletico Paranaense, Welton Sousa, detalhou o processo de seleção do clube. “É um grande prazer estar aqui em Rio Branco, estar aqui no Acre. A gente avalia as características que o Athletico pede”, declarou. Ele afirmou que os selecionados terão continuidade no processo: “O contato é feito com a organização, e os atletas seguem para uma semana de avaliação no clube”.
O resultado da peneira será divulgado no jogo solidário “Amigos do Léo Moura Contra a Fome”, às 18h30 da sexta-feira (5), no Estádio O Tonicão. A entrada é gratuita, com sorteio de brindes e camisas do Flamengo autografadas mediante doação de dois quilos de alimento não perecível. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.




