Um novo comercial da Havaianas virou alvo de críticas de políticos e militantes da direita neste domingo (21/12). A campanha, estrelada pela atriz Fernanda Torres, foi interpretada por bolsonaristas como uma provocação ideológica e levou a pedidos de boicote à marca nas redes sociais.
Na peça publicitária, Fernanda Torres diz que não deseja que as pessoas comecem o novo ano com o pé “direito”, mas sim “com os dois pés” — na estrada, na porta, onde quiserem. O jogo de palavras foi entendido por críticos como uma alusão política, especialmente pelo uso do termo “pé direito”.

Chelsea Guglielmino/FilmMagic
A polêmica ganhou força pelo contexto recente da atriz, que esteve em evidência internacional após o filme Ainda Estou Aqui, que aborda o período da ditadura militar no Brasil.
Entre as reações, o deputado bolsonarista Rodrigo Valadares (União-SE), vice-líder da Oposição na Câmara, afirmou no X que a marca faz “campanha política explícita contra a direita” e declarou que deixará de consumir Havaianas.
“Seguimos firmes na defesa de Deus, pátria, família e liberdade. Por aqui, vamos de Rider, Ipanema, Crocs e outras”, escreveu.
O vereador Rubinho Nunes (União-SP) também criticou o anúncio, dizendo que a empresa “escancarou o viés ideológico” e associando a marca à família Moreira Salles, que, segundo ele, teria financiado o filme citado.
“Transformaram um símbolo brasileiro em panfleto político”, declarou.
Já a vereadora Mariana Lescank (PP-RS) reforçou o discurso e incentivou o público a optar por marcas concorrentes, afirmando que a campanha teria um “discurso esquerdista”.
Outros embates recentes
A reação ao comercial das Havaianas ocorre dias após outra controvérsia envolvendo bolsonaristas e o SBT. A emissora foi criticada por convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes para um evento institucional.
Os ânimos diminuíram após a participação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em um programa da emissora, embora parte dos apoiadores ainda defenda boicote.
Até o momento, a Havaianas não se manifestou oficialmente sobre as críticas.
Fonte: Metrópoles
✍️ Redigido por ContilNet
