Produções brasileiras voltaram a ganhar destaque internacional e aparecem em diversas pré-listas do Oscar 2026, divulgadas nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O principal nome é “O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que segue na disputa por uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional.
O longa é um dos 15 pré-selecionados da categoria e também figura na nova pré-lista de Melhor Direção de Elenco, que reúne dez produções. Além dele, outros trabalhos nacionais aparecem em diferentes categorias, reforçando a presença do Brasil na maior premiação do cinema mundial.
Entre os destaques brasileiros estão os documentários “Apocalipse nos trópicos” e “Yanuni”, o curta-metragem “Amarela” e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pelo filme “Sonhos de Trem”. Ao todo, produções e profissionais do país aparecem em cinco categorias distintas.
O anúncio oficial com os cinco indicados finais acontece em 22 de janeiro de 2026, enquanto a cerimônia do Oscar está marcada para 2 de março.
Brasil na corrida por mais uma estatueta
No início deste ano, o cinema nacional fez história com a vitória de “Ainda estou aqui”, que garantiu ao Brasil seu primeiro Oscar. Agora, “O agente secreto” surge como a principal aposta para uma possível segunda conquista consecutiva.
Ambientado nos anos 1970, o filme acompanha a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula em meio aos riscos da ditadura militar. Desde o lançamento, o longa vem acumulando prêmios e indicações em festivais internacionais.
Na semana passada, a produção foi indicada ao Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Wagner Moura também concorre como Melhor Ator. O filme ainda ficou em segundo lugar na categoria de Melhor Filme no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles e aparece entre os possíveis indicados ao Oscar segundo previsões da revista Variety.
Além disso, “O agente secreto” venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional do New York Film Critics Circle Awards, com Wagner Moura eleito Melhor Ator, e levou o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes.
Confira as categorias com brasileiros na pré-lista
Melhor Filme Internacional
-
“O agente secreto” (Brasil)
Melhor Direção de Elenco
-
“O agente secreto”
Melhor Documentário
-
“Apocalipse nos trópicos”
-
“Yanuni”
Melhor Fotografia
-
“Sonhos de Trem” (Adolpho Veloso)
Melhor Curta-Metragem
-
“Amarela”
A expectativa agora se volta para janeiro, quando será definida a lista final de indicados e o Brasil poderá confirmar mais um capítulo histórico no Oscar.
Veja mais:
- ‘O Agente Secreto’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
- Candidato ao Oscar, Wagner Moura é premiado em festival nos EUA
- Diretor de filmes famosos e esposa são encontrados mortos em casa

